Região

Encontro da Caciopar em Assis reúne cerca de 100 pessoas

O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura de Assis (Foto: Divulgação)

Cerca de 100 pessoas, entre empresários e executivos de associações comerciais de municípios da região Oeste do Paraná, participaram no sábado (23) da primeira reunião empresarial sob o comando do novo presidente Alci Rotta Júnior. As atividades foram desenvolvidas no auditório da prefeitura, em frente à Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand. As boas-vindas foram dadas por Alci e pelo presidente anfitrião Ogenilson Gonçalves Pinto.

O primeiro item da pauta foi apresentado por Alci e pelo vice-presidente Flávio Furlan, que detalharam pontos do planejamento estratégico da gestão definidos em oficina em maio, em Toledo. Alci falou dos eixos centrais (cultura associativista, desenvolvimento local, clientes/serviços e gestão de recursos humanos e finanças), e também das macroações, que são reforma tributária, Aeroporto Regional do Oeste, energias renováveis, sanidade animal e viabilização de uma nova ferrovia. O presidente citou ainda sobre as demandas apresentadas pelas quatro microrregionais, pela Caciopar Mulher, Caciopar Jovem e Unicaciopar. Já Furlan falou sobre mudanças estatutárias importantes e necessárias nos estatutos das associações e da Caciopar e sobre eventos programados para a gestão.

Alci deu sequência aos trabalhos ao apresentar as peças da primeira de uma série de campanhas que a Coordenadoria passa a desenvolver orientando os eleitores nos cuidados para votar certo. As artes vão ser colocadas, gratuitamente, à disposição das associações, inclusive da Faciap, para que a campanha Vote certo alcance o maior número de pessoas possível. Além de peças para redes sociais, revistas e outdoors, um vídeo foi apresentado aos presentes. O empresário Danilo Gass deu informações sobre a Garantioeste, Sociedade de Garantia de Crédito criada há seis anos e que já liberou mais de R$ 102 milhões em operações.

 

BIOPARK

O empreendedor Luiz Donaduzzi apresentou novidades sobre o Biopark, parque tecnológico em implantação em Toledo. A longo prazo, o investimento na estrutura chegará aos R$ 12 bilhões. Ele falou sobre um programa de acolhimento a empresas inovadoras, que receberão atenção especial para, depois de incubadas, terem a chance de se consolidar em suas áreas de atuação. O projeto do parque é ambicioso, com a implantação de três universidades, construção de 20 mil moradias e pretende contar no futuro com 60 mil habitantes.

A consultora do Sebrae Elisangela Rosa fez uma abordagem sobre a importância e o alcance da Lei Geral. Ela tem por missão contribuir para fortalecer micros e pequenas empresas, que são o pulmão da economia brasileira. Elas respondem por 98% de todos os CPNJs em atividade no País e empregam seis vezes mais do que as médias e as grandes. Para que os benefícios da Lei Geral alcancem o maior número possível de negócios, alertou Elisangela, é fundamental que as entidades e o setor privado façam a sua parte e atuem ativamente, por exemplo, nos comitês gestores municipais.

A reunião empresarial da Caciopar, em Assis Chateaubriand, também abriu espaço para apresentações da Supera Entidades e do plano de saúde Sempre Vida. A Aciac ganhou espaço na pauta para informar sobre passagens de sua história e dos produtos e serviços que oferece aos empresários do município.