Esporte

Engajamento marca os 360 voluntários dos Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017

Competição para atletas de 12 a 14 anos de todo o Brasil agita a capital paranaense a partir da próxima terça-feira, dia 12.

Antes dos mais de 4 mil alunos-atletas de todo o Brasil entrarem em cena, profissionais e estudantes de diversas áreas de formação iniciam o trabalho como voluntários dos Jogos Escolares da Juventude Curitiba 2017 - etapa para jovens entre 12 e 14 anos -, que acontecem na capital paranaense, de 12 a 21 de setembro. No total, 360 voluntários participarão do maior evento esportivo escolar nacional em diversas áreas, como credenciamento, premiação, competição, transporte, secretaria, operacional, almoxarifado, imprensa, web, imagens, atividades culturais e centro de convivência.

Fundamentais em eventos esportivos de grande porte, os voluntários participam de edições dos Jogos Escolares desde 2005. Em Curitiba, dos 360 voluntários selecionados, 80 são da área médica, entre enfermeiros e fisioterapeutas. A parceria com o Exército Brasileiro (EB) permanece e 80 militares vão trabalhar no setor de transportes. No grupo, também há estudantes de educação física, turismo, comunicação social, entre outros, escolhidos através de parcerias com as principais universidades locais - Universidade Federal do Paraná, Unicentro, UniBrasil, Tuiuti e Dom Bosco  - ou inscrição no site do COB.

O Programa de Voluntários dos Jogos Escolares da Juventude é coordenado pela gerente de Atividades Complementares do evento, Paula Hernandez. "O sucesso da competição depende muito do trabalho de cada um dos envolvidos e a participação do voluntário é fundamental. O mais interessante é que ao mesmo tempo em que eles contribuem para a realização do evento, recebem em troca uma experiência fantástica que vai ser muito útil para suas carreiras e vidas", disse Paula, que participou dos Jogos Olímpicos Moscou 1980, quando a seleção brasileira feminina de vôlei estreou no maior evento esportivo do mundo.

Vale lembrar que, apesar de não serem remunerados, os voluntários recebem alimentação, uniforme, credencial, certificado com declaração de horas de atividades e auxílio transporte. Além, é claro, da experiência, amizade e muitas histórias para contar.

 

OS JOGOS

Entre os dias 12 e 21 de setembro, mais de 4 mil jovens atletas entre 12 a 14 anos se reunirão na capital paranaense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.