Esporte

Estágio Internacional é realizado no Parque Náutico em Curitiba

Curso contou com a participação de 10 alunos-treinadores e foi ministrado por um renomado técnico espanhol (Foto: Divulgação)

Aconteceu no último final de semana, no Parque Náutico e Centro de Treinamento da Seleção Brasileira Permanente de Canoagem Velocidade, em Curitiba, o Estágio Internacional de Canoagem Velocidade da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). A iniciativa é do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o braço educacional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O Estágio visa complementar a formação profissional dos treinadores por meio da participação de treinadores internacionais já consagrados e especialistas nas modalidades.

O palestrante na ocasião foi o técnico espanhol Miguel García Fernandez, 43 anos, com passagens pelos Jogos Olímpicos de Barcelona 92 e Atlanta 96 como atleta, e medalhista como técnico nos Jogos de Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). Com esse currículo invejável o treinador europeu foi convidado a transmitir sua experiência e conhecimento a 10 alunos-treinadores de Canoagem da Bahia, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

 O Estágio teve duração de quatro dias, onde os alunos tiveram um embasamento científico de técnicas de remada e treinamento específico para o caiaque, além de contar com o suporte técnico e tático do treinador espanhol que não acredita em fórmula mágica para o sucesso no esporte, mas sim no trabalho. “São formas diferentes de vermos as coisas, sobretudo o que eu tento passar são experiências. Eu disse no início do curso que não tenho nenhuma varinha de condão ou receita mágica, mas tenho um trabalho do passado, uma experiência. Espero que transmitindo essa minha vivência, o futuro da canoagem no Brasil melhore” explica Miguel.