Toledo

Estrutura da Secretaria de Segurança e Trânsito é apresentada para clube de serviços

Os companheiros do Rotary Centenário acompanharam as informações (Foto: Divulgação)

O supervisor da Guarda Municipal Nerisson Luís de Lima apresentou, na terça-feira (5), a estrutura da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito durante a reunião do Rotary Club Centenário. O evento contou também com a participação do secretário João Crespão e da guarda municipal Eveline Laes.

Lima mostrou o funcionamento da Secretaria desde administrativamente até as ações realizadas com a comunidade. Também apresentou informações sobre a criação da Guarda Municipal, a evolução da corporação com a legislação até os treinamentos.

“Muitas pessoas ainda desconhecem a quantidade de atribuição de um guarda municipal. Muitos profissionais são vistos somente por ‘multar’, porém o cidadão não sabe todo o trabalho realizado por esse servidor”, destaca o supervisor.

Ele complementa que o guarda municipal monitora as contas de alarmes, atua na defesa civil, nos espaços do Poder Público e outras atividades. “No trânsito, podemos ganhar maior proporção por conta da integração e a reclamação da população”.

De acordo com Lima, o guarda municipal também atua nas escolas e no aeroporto. “Ao mesmo tempo, monitoramos o sistema de câmara, realizamos rondas e zelamos pela segurança no município”, destaca o servidor ao acrescentar que a corporação realiza abordagens na praça, tem uma equipe que desenvolve ações com o canil, visita as escolas e outras ações”.

 

SEGURANÇA – Uma das ações desenvolvidas pela Guarda Municipal é atuar na fiscalização e proporcionar mais segurança para o trânsito de Toledo. Neste ano, os servidores recolheram mais de 1,5 mil veículos, entre carros ou motocicletas, que transitam com algum tipo de irregularidade na cidade.

“Nós estamos com o pátio próprio e, com isso, já efetivamos mais de 120 operações de trânsito. Muitos condutores foram flagrados em um veículo que poderia causar um acidente. Nós conseguimos promover uma fiscalização mais intensa”, salienta Lima.

Atualmente, 142 guardas municipais formam a corporação em Toledo, sendo 111 homens e 31 mulheres. Elas prestam atendimento desde o serviço administrativo até o operacional.