Toledo

Estudantes do CAIC aprendem sobre trânsito na prática

Agentes orientam as crianças que adoraram a iniciativa (Foto: Carlos Rodrigues)

Unidade Móvel da Guarda Municipal na frente da escola, cones na rua, Guardas Municipais prontos para as orientações. Foi esse o cenário montado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo, por meio do Projeto EducaTrânsito, na Escola Municipal José Pedro Brum (CAIC) nesta quinta-feira (9). Três turmas de 4º ano tiveram a segunda etapa de aulas do EducaTrânsito, dessa vez com atividades práticas.

A previsão é que, até o final do mês de agosto, o EducaTrânsito atenda aproximadamente 1540 alunos em 70 turmas da rede municipal de ensino. As orientações são realizadas sempre em duas etapas. Na primeira, é feita uma aula teórica em sala com as crianças, onde é abordado como devem se comportar na rua, como pedestres e como ciclistas.

Também é abordado o comportamento dentro do veículo, como os pais devem fazer o transporte adequado. Em quais casos usar o assento elevado, a cadeirinha, o correto uso do cinto. “Explicamos como usar o cinto, pois às vezes, a criança é transportada com o cinto pegando no pescoço, essa não é a forma correta. Explicamos sobre a sinalização, ensinamos as diferenças entre as placas obrigatórias e de advertência”, relatou o Guarda Municipal do EducaTrânsito, Nerisson Luis de Lima.

Segundo ele, é comum os professores relatarem a evolução e envolvimento dos alunos, principalmente ao “entregarem” os próprios pais, quando estes descumprem as normas de trânsito. “Nós falamos o que acontece quando há o descumprimento de regras, tanto em casa, na escola, ou no trânsito. As regras existem para nos proteger e essa é a filosofia que é passada para os estudantes”, frisa.

O GM disse que as crianças acabam cobrando os pais em casa. “Nossa proposta é que eles cresçam com a mentalidade correta. Que existem regras no trânsito para nossa própria proteção”, reforçou.

 

RESULTADO PRÁTICO

A professora Tailan Cristina Ferreira elogiou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e o quanto isso acrescenta na vivência dos alunos. “A gente pode ver a conscientização das crianças de forma bem clara. Eles comentam que chamam a atenção dos pais e colocam em prática no dia a dia todas as orientações passadas no projeto”, relata a professora.

Ela disse ainda que o trabalho prático é muito importante. “Eles ficam bem empolgados e é o que chama mais a atenção deles. Acredito que esse trabalho com a Guarda Municipal poderia ser estendida para todos os anos desde o pré-escolar”, aponta a professora Tailan.

O estudante Pedro Henrique Garcia Godini (8) acompanhou, junto com sua turma, os trabalhos do dia. “Aprendi as novas regras, principalmente que não podemos atravessar a rua sem antes olhar para os dois lados e sempre fazer sinal quando vamos atravessar na faixa de pedestres. Meu pai é caminhoneiro, sempre estou atento e ele faz tudo certinho”, comentou o estudante.

Pedro Henrique também elogiou as atividades do EducaTrânsito. “Eu acho muito legal. É divertido aprender coisas novas desse jeito”, finalizou o estudante. No término da atividade ele e os colegas puderam conhecer a Unidade Móvel da Guarda Municipal.