Toledo

“Eu gosto de Toledo e também tenho motivos para comemorar o aniversário do município”, relata moradora

Para a aposentada cada cidadã é responsável pelo município, por isso, ela contribui para que Toledo possa crescer ainda mais (Foto: Janaí Vieira)

“Viemos para Toledo em busca de uma nova vida. Eu, ainda jovem, não queria mais viver no sítio. Queria ter novas oportunidades e conhecer outros lugares. Digo que comecei a viver depois dos meus 22 anos, quando descobri essa cidade”, recorda a aposentada Maria Aparecida Silva. Ela é apenas um mês mais jovem que o município. E como moradora há mais de 40 anos tem motivos para comemorar.

Maria veio para Toledo com os familiares. Eles saíram do Rio Grande do Sul em busca de melhores condições de vida. Escolheram o Oeste do Paraná para ser a nova moradia e vieram na jovem cidade um local propício para fazer morada.

A aposentada recorda que sempre gostou dos ‘ares de Toledo’ mesmo quando o município ainda estava em fase de desenvolvimento. “Como qualquer cidade que está iniciando, que está crescendo, sentíamos que faltavam coisas aqui. Mas tudo ia se superando, pois a vontade de crescer com ela era ainda maior”.

As ruas não eram asfaltadas. O comércio era pequeno. A igreja matriz era um dos pontos de referência utilizados por ela para se situar. Lembranças de uma Toledo bem diferente da atual. Na cidade, dona Maria encontrou o amor de sua vida. Casou. Teve um filho e decidiu que não iria mais sair daqui.

 

MUNICÍPIO DESTAQUE

“Tenho parentes que moram na capital do Estado. Eles sempre falam das vantagens em residem em um grande centro. Eu falo dos benefícios em ficar no interior. E que interior!”, brinca a aposentada. “Eu vivo na capital do agronegócio, com um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado e ainda é polo universitário. Aqui é bom para a criança, o jovem e o idoso viver”, afirma.

Entre as vantagens de viver em Toledo, Maria comenta que a cidade tem mobilidade, oferece serviços de qualidade na área da saúde, educação e no comércio. Ela salienta que encontra tudo o que precisa dentro do município.

 

COMO É BOM VIVER AQUI

No fim da tarde, ela gosta de fazer uma caminhada no Parque Diva Paim Barth com as amigas. Tomar um chimarrão na varanda de casa e apreciar a vista também faz parte da rotina da aposentada. “Sempre que possível, e quando tem algo que me interessa, também vou ao teatro. Aprecio os eventos do município porque acredito que quem faz a cidade são seus moradores. Se ela está suja, foram as pessoas que jogaram lixo. Se ela tem animais de rua, foram as pessoas que abandonaram. Se ela transmite um ambiente aconchegante também são as pessoas do bem que trabalham para que isso aconteça. Contribuo com os impostos, pois sei que eles fazem a diferença para o desenvolvimento da cidade. Faço a minha parte. Eu gosto de Toledo e também tenho motivos para comemorar o aniversário do município”.