Toledo

Expectativa: documentação para a Anac pode ser encaminhada neste mês

(Foto: Arquivo J.O.)

A pista de acesso aos hangares do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho de Toledo deve ser finalizada até o final desta semana. O chefe de gabinete do município Jozimar Polasso e o secretário de Desenvolvimento Econômico Cristiano Dal'Oglio Rocha visitaram, na tarde de segunda-feira (16), as obras no local.

Polasso comenta que o piso, localizado em frente aos hangares, deve ser feito pelos proprietários. Além disso, também deve ser realizada mais uma remoção de terra do Aeroporto. O chefe de gabinete ainda recorda que a cerca foi concluída na última sexta-feira (13).

Após a finalização destas etapas, o Poder Público vai dar início à parte documental, a qual deverá ser encaminhada para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A expectativa do chefe de gabinete é que os documentos sejam encaminhados entre o final do mês de julho e início de agosto deste ano. “Eles servirão para solicitar a certificação do Aeroporto e, posteriormente, para o início da operação de voos comerciais”.

A Azul Linhas Aéreas vai operar com um avião ATR 72-600, de fabricação franco italiana, com voos seis vezes por semana, ligando Toledo a cidade de Curitiba. “A Anac tem um prazo de 120 a 150 dias para emitir a certificação do aeroporto, após esse prazo precisamos de 60 dias para iniciar a operação. Estamos confiantes para iniciar operação ainda nesse ano”, informou o assessor da presidência para assuntos institucionais da companhia aérea Ronaldo da Silva Veras em entrevista anterior durante uma visita ao município.

 

OUTROS SERVIÇOS

Neste ano, já foram instalados 3.700 metros de cerca, foi realizado o recapeamento asfáltico da pista de pouso e decolagem e do pátio de manobras do aeroporto, entre outras adequações da estrutura física. Além disso, também está sendo realizado o treinamento dos funcionários necessários para o atendimento dos passageiros quando o aeroporto entrar em funcionamento.