Região

Formação aborda importância da Saúde Integrativa na Escola para promoção da qualidade de vida

O encontro foi realizado na semana passada, no auditório da Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)

Professores, educadoras infantis e funcionários da Rede Municipal de Ensino de Maripá participaram de uma formação que abordou a importância da Saúde Integrativa na Escola. O encontro foi realizado na semana passada, no auditório da Câmara de Vereadores.

A formação faz parte do Programa de Educação Ambiental com foco na promoção da saúde integrativa para cultivo da qualidade de vida, desenvolvido pela Itaipu Binacional por meio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Convênio Linha Ecológica em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maripá.

A Saúde Integrativa é um conceito que engloba os múltiplos aspectos que influenciam a qualidade de vida de indivíduos e comunidades, ampliando a concepção de saúde para além da ideia de ausência de doenças.

“O objetivo é promover a saúde física, mental e ecológica a partir da conscientização e mudanças de hábitos e atitudes do professor e equipe da escola e, consequentemente, difundindo o conhecimento com o estudante e toda a comunidade”, explica a secretária de Educação, Cultura e Desporto Janaína Müller Geraldi.

O encontro foi conduzido pelos membros da comunidade escolar que atuam como representantes do Município de Maripá no programa. A gestora de Educação Ambiente Irani Moreira Kreutz abriu o ciclo de palestras apresentando o projeto de saúde integrativa. Também palestrou a nutricionista, Jussara Garcia Rosa França que falou sobre alimentação saudável; o educador físico, Elvio Pegoraro, que abordou a importância da atividade física para promoção da qualidade de vida; e a diretora da Escola Municipal Rural Eça de Queiroz, Sonia Schlinwein, que falou sobre liderança.

Houve ainda palestras com o médico e professor universitário Roberto Almeida e a advogada e consultora em Práticas Restaurativas Cristina Arakaki. Os palestrantes falaram sobre a saúde integrativa a partir da união entre educação, saúde e sustentabilidade.