Estado

Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste é amanhã na Amsop

Francisco Beltrão sedia nesta quinta-feira (12) o 3º Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura. O encontro, que reúne prefeitos, gestores, vereadores e empresários na sede da Amsop, a partir das 8h, aborda os meios tecnológicos disponíveis para desenvolver as localidades.

Além de modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado, o encontro contará com a participação do coordenador de Outorga da Anatel para o Paraná Bernardo Lopes Corrêa da Costa, que apresenta as normas e os licenciamentos necessários para atuação das cidades no setor de telecomunicações.

O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho também fala sobre as ações do município de 180 mil habitantes, no Centro Sul do Estado, para se tornar inteligente. "A Prefeitura de Guarapuava estava parada no tempo, por isso estamos investindo na modernização dos sistemas para informatizar a gestão dos cemitérios, das frotas, da ouvidoria, procuradoria, além da implantação de um novo sistema eletrônico de gerenciamento de documentos, o que vai acabar de vez com o famoso arquivo morto", conta o prefeito.

Outro caso de sucesso é o projeto de internet gratuita de Bom Sucesso do Sul, que será apresentado pelo prefeito Nilson Antonio Feversani. O diretor da RCD José Marinho destaca a importância do evento para promover a troca de experiências entre os gestores, de modo que facilite o planejamento municipal no setor. “Contribui para o surgimento de iniciativas que visam fomentar o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas”, afirma.

A programação completa está disponível pelo no site. O 3º Fórum de Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense tem o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR e CTMGEO; e bronze da PlayTable, além do apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).