Região

Gestão ambiental de água e esgoto de Foz do Iguaçu é certificada

O sistema de Foz do Iguaçu foi certificado pela primeira vez em 1999 (Foto: Maurilio Cheli)

Auditores externos confirmaram que a operação dos sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu continua ambientalmente correta. A avaliação das instalações da Sanepar foi feita por auditores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa certificadora do selo ambiental ISO 14.001- versão 2015. Eles visitaram as estações de tratamento de água e de esgoto, estações elevatórias, canteiros de obras e conversaram com empregados para verificar se os requisitos da norma são aplicados.

De acordo com o auditor Carlos Alberto Benetti de Paula, não foram encontradas não conformidades no sistema. Ele fez sugestões para melhorar algumas atividades.

O gerente da Sanepar Nilton Perez disse que este resultado demonstra que a empresa está no caminho certo, com respeito ao cliente e ao meio ambiente, cumprindo a legislação e tornando acessível o saneamento ambiental à população de Foz do Iguaçu. Ele lembrou que o sistema de Foz do Iguaçu mantém a certificação há 18 anos. “Isso só é possível pelo trabalho dos empregados da Sanepar que atuam na cidade”, afirmou.

O sistema de Foz do Iguaçu foi certificado pela primeira vez em 1999. Desde então, passa por auditorias externas anuais que analisam se a prática adotada pela empresa está em conformidade com a legislação ambiental e de acordo com o estabelecido na Norma.