Esporte

Ginastas apoiadas pelo Estado conquistam medalha de bronze

As ginastas paranaenses Carolyne Pedro e Thais Fidelis dos Santos conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A conquista veio na disputa por equipes com a Seleção Brasileira Feminina de Ginástica Artística, que terminou com 158.550 pontos, ficando atrás somente dos Estados Unidos (171.000) e Canadá (160.600). A competição aconteceu no último sábado (27).
A equipe contou também com Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Jade Barbosa, do Rio de Janeiro, além da técnica ucraniana Iryna Yashenko, que conduz os treinamentos em Curitiba no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin) – onde treinam Carolyne e Thaís.

 

EXCELÊNCIA -O Centro de Excelência de Ginástica do Paraná fica localizado na sede da Esporte Paraná, autarquia vinculada à Secretaria da Educação e do Esporte. O local acolhe diversos projetos esportivos. Além de treinar no Cegin, Carol e Thaís também têm sido apoiadas pelo Governo do Estado por meio do programa Geração Olímpica, que tem o patrocínio da Copel. Carolyne foi bolsista em todas as edições do programa até aqui, de 2011 a 2018, e Thaís foi contemplada entre os anos de 2015 a 2018.

 

TALENTOS - Para o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, esses apoios do Governo têm sido fundamentais para a revelação de talentos. “Em nossa sede, abrimos as portas para a ginástica artística, rítmica, rugby, voleibol, paradesporto e outras tantas modalidades que procuram nosso espaço. Além disso, com o Geração Olímpica, atenderemos quase 1.300 bolsistas este ano, entre atletas e técnicos, muitos deles presentes em Lima e com potencial de competirem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020”, afirmou Wirbiski.