Toledo

Gincana Distrital do Interact acontece em Toledo a partir de hoje

O evento deve reunir aproximadamente 560 jovens, 32 distritos mais Toledo, a cidade sede.
Gabriela, Fernanda e Valdir visitaram o Jornal do Oeste nesta semana para falar sobre o evento (Foto: Graciela Souza)

A Gincana Distrital do Interact (GIDs) busca a integração dos jovens. A 12ª edição acontece no município de Toledo. Com o tema ‘Heróis’, a abertura oficial está marcada para às 21h desta sexta-feira (13), no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). Mas, os jovens serão recepcionados a partir das 18h. A programação segue até domingo (15), com entrega das premiações e almoço. Além do Premen, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo também recebe o evento.

Aproximadamente 560 jovens são esperados para a Gincana. A presidente da GIDs Gabriela Almeida explica que o evento é realizado anualmente pelo distrito 4640 e é em comemoração a Semana Mundial do Interact. “É um evento de companheirismo, para unirmos o distrito, interagir e conhecer pessoas de outras cidades”.

Ela complementa que a Gincana é um congraçamento entre os clubes do distrito. “Os jovens participarão de atividades, mas eles somente conhecem as provas no dia”.

 

SEDE

A cada edição uma cidade sedia a Gincana. No ano passado, Toledo se candidatou e foi eleita. “Tínhamos o interesse em trazer a Gincana para o nosso município e nos candidatamos. Apresentamos a estrutura da cidade e fomos escolhidos”, afirma Gabriela ao mencionar que o município sede não participa das tarefas da gincana. “Nós organizamos o evento”.

Ela salienta que a cidade sede realiza tem a missão de escolher as provas. Em Toledo, o Grupo Escoteiro Vicentino está auxiliando na formatação das atividades. São diversas ações. Uma das tarefas é a Gincana Cultural. Os jovens terão que responder questões da atualidade, do Rotary e do Interact. O grupo com a maior pontuação ganha o prêmio dessa prova.

A Gincana dos Calouros deve reunir somente os jovens que participam do evento pela primeira vez. O concurso de oratória também acontece na 12ª edição. Gabriela comenta que o vencedor da prova representa o distrito no Interact Brasil. Ao final, os grupos recebem os troféus e outros presentes.

 

NORMAS

Como em todo o evento, algumas normas devem ser seguidas para os jovens participarem da GIDs. A presidente comenta que eles precisam estar acompanhados de um casal de rotarianos; devem ter de 12 até 18 anos; o Premen será o alojamento das meninas e a Unioeste dos meninos, respeitar as regras, entre outras. “A nossa ideia é mostrar o que conseguimos fazer para a nossa cidade. Organizar esse evento não foi fácil, porém estamos tendo êxito”.

O governador assistente da área III do distrito 4640 Valdir Eckestein finaliza que a Gincana proporciona um momento de conhecimento. “É um espaço seguro e as famílias podem estar despreocupadas. É proibido fumar e ingerir bebida alcóolica. Realizamos revista nas malas e se encontrarmos algo diferente, a delegação não participa do evento. Os objetivos da GIDs são proporcionar a interação e um momento de diversão para os jovens”, conclui.

 

TEMÁTICA

A presidente do Interact Club de Toledo Integração Fernanda Herpich relata que o tema ‘Heróis’ foi escolhido para que as equipes do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo (BPM) e do Corpo de Bombeiros sejam homenageadas. “Eles sãos os heróis da sociedade e, por isso, queremos valorizar esses profissionais. Eles devem participar da Gincana com palestras e na execução de provas”.