Toledo

Grupo AVC – A Vida Continua promove palestra para alertar sobre doença

Toledo conta o grupo AVC – A Vida Continua. Diversas pessoas que possuem familiares que viveram, e até mesmo os próprios pacientes, se ajudam nos obstáculos do dia a dia, pois, quando existe união, troca de informações e apoio fica mais fácil superar os desafios da doença. Para alertar a população sobre a doença, o grupo promove no próximo sábado (18) uma palestra no auditório do Centro Universitário FAG às 14h30.

“O tema abordado é Vamos falar sobre AVC”, destaca a professora aposentada e voluntária Zenaide Gatti. “A entrada é gratuita. O neurologista e neurocirurgião Carlos Rocha Junior será o palestrante da tarde. O encontro é aberto ao público em geral”.

Zenaide salienta que o grupo fez uma parceria com a Pastoral do Idoso para atingir esse público com mais facilidade. Ela destaca que a doença é silenciosa, por isso, é importante prevenir e a população idosa precisa estar atenta e cuidar da saúde.

 

AJUDA

A ideia de formar o grupo surgiu por meio dos familiares dos pacientes. A doença é uma das que mais gera incapacidade e sequelas. As famílias encontram uma série de problemas para vencer esse mal. “A maioria das pessoas que integram o grupo são familiares que atuaram como cuidadores, ou seja, se depararam com diversas situações sem saberem exatamente como agir. Os pacientes exigem vários cuidados que vão desde a movimentação na cama, as adversidades daqueles que precisam usar algum tipo de sonda as feridas na pele, a necessidade de fazer seções de fonoaudiologia e fisioterapia, entre outros obstáculos”, pontua Zenaide ao salientar que o objetivo é ajudar e ser ajudado. “Quem tiver interesse está convidado para fazer parte desse grupo”.