Toledo

Homem pede esmola usando carro de som

Um carro de som transitou em diversas ruas do município solicitando ajuda da população (Foto: Janaí Vieira)

A generosidade é um sentimento vivo em muitos brasileiros. O ato de doar alimentos, roupas e até mesmo valores em dinheiro faz parte da vida daqueles que têm compaixão do próximo. Assim como existem várias maneiras de ser solidário e há também diversas formas de pedir ajuda. Redes sociais, entidades, semáforos... Mas um fato inusitado aconteceu em Toledo, na segunda-feira (8). Um carro de som transitou em diversas ruas do município solicitando ajuda da população.

Um veículo Volkswagen Gol, na cor vermelho, com uma caixa de som acoplada no teto, ao transitar pelas ruas, pedia ajuda para um homem com problemas de saúde. O anúncio dizia que se tratava de um trabalhador que tinha família para sustentar, mas estava precisando de ajuda financeira. Também salientava que o homem estaria dentro do carro para que as pessoas pudessem conferir o real estado de saúde dele.

O tenente Jimmy Cajuhy Carlesso comenta que pedir esmola não configura crime, entretanto, orienta que a população certifique-se antes de ajudar. “A pessoa pode pedir esmola. Contudo, caso esteja atrelando esse pedido a uma história enganosa pode configurar o crime de estelionato”.

Cajuhy reforça que não teve nenhuma informação a respeito desse veículo. “Também nunca tinha visto um pedido de ajuda dessa maneira. A orientação da Polícia Militar é que antes da pessoa fazer qualquer tipo de doação verifique a situação, se o caso é verídico e se de fato quem pede precisa de ajuda”, finaliza.