Esporte

Hugo Calderano sobe para a sexta colocação no ranking mundial

O brasileiro Hugo Calderano atingiu a sua melhor marca no ranking mundial, divulgado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Ele agora é o sexto melhor jogador do planeta, batendo seu próprio recorde de melhor colocação de um latino-americano na História, que era o nono lugar obtido no mês passado. Calderano soma 13.190 pontos e está muito próximo do Top-5 mundial. O quinto colocado é o japonês Tomokazu Harimoto, que tem 13.860. A liderança segue com o chinês Fan Zhendong, com 17.751 pontos, seguido do compatriota Xu Xin, que tem 15.835.

“É muito importante conseguir esses resultados expressivos internacionalmente, porque a gente tem que colocar o Brasil no mapa do tênis de mesa mundial”, disse Calderano, que conquistou o Campeonato Brasileiro neste domingo, em Concórdia (SC), derrotando Gustavo Tsuboi que subiu seis posições no ranking, para o 43º lugar.

Além de Calderano e Tsuboi, Eric Jouti voltou a figurar no Top-100, agora em 81º lugar; Thiago Monteiro está em 105º, sua segunda melhor posição no ano; Vitor Ishiy é outro que se aproximou do Top-100, na 116ª colocação; e Humberto Manhani subiu mais de 400 posições, pulando para a 277ª posição.

Entre as meninas, Bruna Takahashi segue sendo a melhor brasileira, mas continua ocupando a 73ª colocação dos dois meses anteriores. Lin Gui, que conquistou o título brasileiro feminino neste domingo, ficou uma posição atrás do Top-100. Jessica Yamada foi a que teve o maior salto no ranking feminino, entrando no Top-200, na 189ª colocação. A chinesa Zhu Yuling é a líder da lista feminina.