Estado

I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose terá ampla programação

A lei 19.040/2017, que institui as ações é de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP). O objetivo é levar informações à população e incentivar.

A I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose terá ampla programação no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizarão ações específicas. A Semana é instituída pela lei 19.040/2017 de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), com o objetivo de ampliar as iniciativas de prevenção e combate e consequentemente gerar a conscientização da população.

A primeira ação acontece na segunda-feira (16), às 14h30, com a palestra da médica endocrinologista Gleyne Lopes Kujew Biagini no Grande Expediente da Sessão Plenária da Alep. A profissional é formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e preside a Associação Brasileira de Estudos do Metabolismo Ósseo e Mineral – Regional Paraná (ABRASSO –PR).

A médica também é chefe do Ambulatório de Doenças Osteometabólicas do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) e professora de Endocrinologia da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEPAR). Ela abordará a osteoporose e a importância da prevenção à doença.

Já na terça-feira (17) a Sesa realiza o lançamento da I Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose com a presença do secretário de Saúde Michele Caputo Neto e do deputado estadual José Carlos Schiavinato. O evento ocorrerá às 8h30 no auditório Anne Marie, na sede da Secretaria. Na sequência haverá uma videoconferência com todas as Regionais de Saúde do Estado sobre o tema.

A web conferência contará com palestras e esclarecimento de dúvidas dos profissionais. A médica Tatiana Lemos Costa abordará a osteoporose: definição, fisiopatologia e epidemiologia. Na sequência a endocrinologista Gleyne Lopes K. Biagini falará sobre o diagnóstico da doença. Já o médico Sebastião C. Radominski ministrará sobre o tratamento e a especialista Victória Z. C. Borba finalizará com as complicações do tratamento.

 

DIA 20

A programação terá continuidade na sexta-feira (20), Dia Estadual da Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose, instituído pela Lei 18960/2017, também proposta pelo deputado Schiavinato em parceria com o deputado Hussein Bakri. Na ocasião a Sesa realizará a Feira de Orientações sobre a osteoporose.

O Dia de Prevenção à Osteoporose será na rua da Cidadania do Pinheirinho, na avenida Winston Churchiil, no 2023, em Curitiba. Algumas Regionais de Saúde também farão ações pontuais, como a 20a, que realizará uma programação em Toledo com o objetivo de levar informações aos profissionais da saúde e população sobre a doença e as formas de combate à patologia.