Cotidiano

Indústria brasileira de cosméticos se prepara para disputar mercado com os grandes nomes do setor em 2019

Sediada no Rio Grande do Sul, Blanc Professional passou dois anos testando produtos e estudando o mercado

A bilionária indústria de cosméticos no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Estima-se que gerará mais de 115 bilhões em vendas até o ano de 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal. Nesse compasso, e buscando disputar espaço com os maiores nomes do setor, é que nasceu a Blanc Professional, empresa brasileira sediada na capital gaúcha, Porto Alegre.

Com investimento de R$ 3.3 milhões de reais, a empresa criada em 2016 e que passou dois anos estudando o mercado consumidor e a concorrência, espera faturar mais de R$ 50 milhões no próximo ano. “Temos uma grade com 13 produtos para cabelos com qualidade profissional, produzidos com os melhores e mais atuais ingredientes, fazendo frente com toda a indústria cosmética brasileira e internacional”, diz o CEO da Blanc Professional, Jutahy Lima.

Para 2019, a marca pretende lançar novos produtos para abocanhar uma fatia ainda maior na indústria cosmética nacional e assim competir de igual para igual com os grandes fabricantes.

Com a especialização de seus produtos para cabelos, a empresa, que se autodefine como disruptiva, possui um diferencial frente às outras marcas: “vimos que muitos têm uma gama enorme de produtos e dessa forma não conseguem garantir e manter a qualidade em toda a grade, nós possuímos o know-how e assim podemos oferecer produtos profissionais de alto padrão”, afirma Jutahy.

O empresário vai mais além: “Analisamos que o mercado cosmético vem sendo igual há mais de 100 anos. Nosso foco é ter poucos tipos de produtos para cada necessidade dos cabelos. Produtos que além de tratá-los, proporcionem uma experiência única”.

Pautados pelo que a empresa chama de cinco Pilares Primordiais ou 5P's: Inovação, Transformação, Melhoria, Naturalidade e Relacionamento, são desenvolvidas pesquisas e matérias-primas em parceria com os maiores laboratórios do país. Para o CEO “é um investimento e uma evolução constante, que serve para que possamos oferecer ao cliente a melhor experiência possível”.

Prova maior do comprometimento da Blanc Professional, foi a premiação conquistada em 2018. A empresa competiu com grandes marcas nacionais e internacionais no 26º Prêmio Atualidade Cosmética 2018. A premiação é a maior da América Latina e é realizada pela Cosmética News/Cusman Editora. O produto vencedor foi o Leave-in BB Cream Infusion Thermic Ellite.

Jutahy Lima quer transformar o mundo cosmético e, de acordo com ele, “não mediremos esforços para vencer qualquer desafio na trajetória; tornaremos o impossível no possível, porque o impossível não existe”.

 

MERCADO ONLINE

Já antenado ao crescimento do e-commerce, a Blanc Professional conta com uma loja virtual onde podem ser encontrados todos os seus produtos que estão à disposição de todos os consumidores. “É um mercado que movimentou mais de 23 bilhões de reais no primeiro trimestre do ano/2018, sendo que 15% desse total foram somente com perfumaria e cosméticos, para nós é um sinal excelente para investir na venda através de nossa loja online”, explica o empresário.

Em breve, os produtos também estarão disponíveis em lojas físicas de cosméticos, perfumarias, grandes redes do varejo e na internet, em marketplaces e lojas virtuais.

O principal interesse dos internautas brasileiros está alinhado diretamente com a categoria cosmética mais vendida no país, com 48,2% das pesquisas girando em torno de hair care.

Com foco em alto padrão e excelência, desde a produção até o pós-venda, a Blanc Professional é uma empresa brasileira comprometida com as boas práticas da indústria, em que é pautada pela ética e responsabilidade ambiental e social. “Utilizamos embalagens recicláveis de alta qualidade, não realizamos testes em animais, fornecemos garantia de todos os produtos e garantia de resultados e temos uma maior concentração de ativos naturais em nossos produtos – tecnologia biossustentável, esses são nossos diferenciais e que fazem parte de nossos valores institucionais”, ressalta o CEO da Blanc Professional, Jutahy Lima.