Cotidiano

Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e Baterias Extranger desenvolvem projeto em parceria

O Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica realizou um projeto inovador, em parceria com a Baterias Extranger, para o desenvolvimento de uma bateria chumbo-ácido melhorada com o uso de nanotecnologia, a fim de atender a demandas apontadas pela empresa. As baterias chumbo-ácido são utilizadas em veículos e o projeto teve como objetivo aumentar a vida útil e qualidade elétrica do produto, por meio do desenvolvimento e da inserção de um aditivo de carbono nanoestruturado nas placas negativas da bateria.
Durante a execução do projeto, concluído em junho deste ano, a empresa pôde usufruir da infraestrutura, equipamentos de tecnologia, testes e toda a expertise do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, para desenvolver as inovações nas baterias. “Hoje, o mercado exige uma série de upgrades e melhorias para atender às novas demandas dos automóveis e consolidar a competitividade da indústria”, explica Dr. Leandro Conceição, coordenador do projeto por parte do ISI Eletroquímica.
Natanael Batista David, gerente industrial da Baterias Extranger, explicou que a demanda surgiu a partir da implantação de sistemas mais avançados pelas fabricantes de automóveis, como o start-stop, que exigem uma bateria com melhor performance do que a convencional. “Percebemos a necessidade de recorrer a novas tecnologias para atender o mercado de veículos com o start-stop e procuramos o ISI para nos apoiar. O nosso produto foi melhorado e agora vamos investir na capacitação técnica da equipe para reproduzir o resultado alcançado em escala industrial”, conta. Para o consumidor final, a bateria garantirá um maior valor agregado e com mais tecnologia embarcada. “Recomendo que outras indústrias com demandas próprias busquem os Institutos Senai de Inovação, que possuem a condição de oferecer um trabalho transparente e alcançar o resultado final pretendido”, conclui Natanael.

 

SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.