Toledo

Jornada Médica discute aparelho digestivo em Toledo

A Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo (LACCAD) da universidade federal do Paraná Campus Toledo (UFPR) promove nesta sexta-feira (9) e sábado (10), mais uma Jornada Médica com apoio do Dr. Torao Takada. Essa é a primeira edição da Jornada Oeste Paranaense do aparelho digestivo e recebe médicos de Toledo e região entre outros estados. As atividades estão previstas para acontecer no auditório da PUC campus Toledo, localizada na Avenida União, 500, Vila Becker. A Jornada Médica tem como principal objetivo trazer ao interior do Paraná temas para atualização regional de médicos.

A equipe organizadora está satisfeita com a escolha dos palestrantes selecionados. De acordo com o acadêmico de medicina Cássio Marques Perlin, são profissionais de destaque que marcam presença em grandes eventos da gastroenterologia. Durante o evento desembarcam em Toledo profissionais como a Dra. Cláudia Ivantes, de Curitiba, atual presidente da associação paranaense de hepatologia; Dr. Raymundo Paraná, da Bahia, professor da UFBA e médico assessor do Ministério da Saúde; Dr. Paulo Sakai, de São Paulo, chefe do serviço de endoscopia do HCUSP. Os médicos prestigiam também profissionais da região oeste do Paraná, dentre eles Dr. Univaldo Sagae, de Cascavel; Dr. Luciano Sponchiado e Dr. Rafael Martins, de Toledo.

Perlin conta que os sintomas relativamente simples como diarréia, perda de peso ou constipação intestinal podem ser sinais de alerta para o diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais que nas suas formas crônicas podem levar ao câncer de cólon. “Assim, serão abordados assuntos de extrema relevância clínica com uma linguagem de fácil compreensão contemplando desta maneira acadêmicos da área da saúde e profissionais da área”, destaca

 

EVENTO - O evento está aberto a todos acadêmicos e profissionais da saúde. Ainda segundo Perlin, a quantidade de participantes reflete diretamente na mensagem que a cidade de Toledo passa quando o assunto é educação. Vale lembrar que os certificados serão emitidos pela federação Brasileira de Gastroenterologia. Atualmente o evento já reuniu 300 inscrições.

Essa iniciativa envolveu uma comissão organizadora com sete pessoas para oferecer a Toledo um evento de ponta com toda qualidade que o público merece.

 

PROGRAMAÇÃO - Na noite do dia 9 de agosto, serão tratados assuntos como doença diverticular dos cólons, hepatotoxicidade por ervas e suplementos alimentares e doença inflamatória intestinal. Como forma de prestigiar os palestrantes, na noite do dia 9, será realizado um jantar de confraternização. Já na manhã do dia 10, os temas abordados são endoscopia digestiva, cirrose, acalasia e megaesôfago.