Região

Maripá é referência na produção de peixe e orquídeas na região Oeste

Presidente da comissão central da 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe Rodrigo Schanoski (Foto: Aline Oliveira)

O município de Maripá realiza a 20ª Festa das Orquídeas e do Peixe entre os dias 24, 25 e 26 de agosto no Centro de Eventos da cidade. A tradicional festa reúne uma programação repleta de novidades, com diversos cursos na área da piscicultura e do plantio de orquídeas, além de mais de 30 mil exemplares de orquídeas disponíveis a venda, e refeições a base de peixes produzidos na região. Haverá também um concurso gastronômico e a realização de três grandes shows com entrada totalmente gratuita no parque de exposições.

A cidade abriga atualmente cerca de 6 mil habitantes e durante a realização da festa são esperadas cerca de 55 mil pessoas, como destaca o presidente da comissão central Rodrigo Schanoski. “Ano após ano, a festa vem evoluindo como um dos maiores eventos de vitrine do município”.

 

ECONOMIA

Maripá é também referência na produção de peixe da região, com destaque na produção de 7 mil e 300 toneladas de tilapia por ano, sendo assim, considerado o quinto maior produtor de peixe de 2017. Vale lembrar que a região da cidade possui atualmente 143 hectares de lâmina da água utilizadas para a piscicultura. “Maripá tem hoje produtores muito profissionais no que fazem”, salienta Schanoski.

A economia principal no município tem elevado com resultados positivos na arrecadação geral por meio da produção do planto das orquídeas e a piscicultura.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação de três dias inicia com o 17º Seminário Estadual da Piscicultura realizado na sexta-feira (24), durante a manhã, no salão de festas da comunidade católica localizada na rua Francisco Ferrer, 688. Vale lembrar que no valor da inscrição está incluso almoço a base de peixe. No período da tarde, acontece o matinê da terceira idade; e o primeiro dia encerra com show gratuito da dupla João Bosco e Vinicius e também da dupla gospel André e Felipe.

Já no sábado (25), acontece o curso básico de Plantio e Cultivo de Orquídeas para iniciantes, no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski, localizado na rua Castro Alves, a partir das 9h e seguem até as 13h. As inscrições podem ser feitas por meio do site ou pelo telefone (0xx44) 3687-1639 / (0xx44) 99969-4560. O investimento é de R$ 70 que já está incluso apostila, café da manhã e almoço também a base de peixe. As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Ostetto da cidade de Campo Grande. No sábado, haverá também o grande diferencial da festa que é o famoso Rodeio do Bagre Ensaboado, com muita diversão. O segundo dia encerra com show da dupla Fernando e Sorocaba.

Para o domingo (26), a feira continua com exposições e almoço a base de peixe, além do grande concurso gastronômico de peixe assado na grelha desossado e recheado.