Esporte

Ministério do Esporte visita projeto social de canoagem em Foz do Iguaçu neste sábado (10)

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio, visitará neste sábado (10.03), às 8h30, o Canal da Piracema, em Itaipu, Foz do Iguaçu (PR). O local abriga o projeto social Meninos do Lago, que oferece aulas de canoagem slalom para crianças e adolescentes de 07 a 18 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino.

O projeto, realizado pela Itaipu Binacional em parceria com a Federação Paranaense de Canoagem, revelou o atleta Felipe Borges, bronze no Pan-Americano de Toronto 2015 e bronze no Mundial Sub-23 de 2015. O canoísta é patrocinado pela categoria Pódio do Bolsa Atleta, maior programa de patrocínio individual e direto do mundo.

Considerada pela Federação Internacional de Canoagem como uma das dez melhores pistas do mundo, o Canal Itaipu conta com obstáculos naturais e artificiais, permitindo a modulação das correntezas. O circuito tem 430 metros de extensão, largura que varia entre oito e 25 metros e profundidade média de 1,2 metro.

O projeto Meninos do Lago faz parte do Programa de Proteção à Criança e Adolescente (PPCA) promovido pela Itaipu desde 2003. Também pelo PPCA são ofertadas atividades de aprendizagem e encaminhamento profissional, cultura, educação, combate ao trabalho infantil e à exploração sexual, entre outras.

 

PALESTRA - Rogério Sampaio também realizará palestra durante o 1º Encontro do PPCA, às 14h. O evento, que marcará a abertura oficial do calendário esportivo do programa, contará com as presenças dos presidentes do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, e da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini.

Participam ainda, o assessor diretor-geral da Itaipu, Alexandre Teixeira, o gerente da Divisão de Iniciativas da Responsabilidade Social da empresa, Márcio Ferreira Bortolini, além de crianças e adolescentes beneficiados pelo PPCA e autoridades esportivas do Brasil e do Paraguai.

 

SERVIÇO:

Agenda Itaipu Binacional

Data: 10.03

Local: Usina Hidrelétrica de Itaipu

Visita ao Canal da Piracema

Horário: 8h30

Local: Canal da Piracema

Atividade: Apresentação do Projeto Meninos do Lago e do Projeto Comunidade e Cidadania, que desenvolve atividades de judô.

1º Encontro do Programa de Proteção à Criança e Adolescente

Local: Cineteatro dos Barrageiros - Itaipu Binacional

Horário: 14h