Toledo

Novos veículos reforçam frota da Saúde e Assistência Social

A solenidade de entrega aconteceu em frente à Prefeitura (Foto: Michael Juliano)

Foram entregues, na terça-feira (9), pelo prefeito Lucio de Marchi as chaves três veículos para a Secretaria de Saúde e um para a Secretaria de Assistência Social. A solenidade aconteceu em frente à Prefeitura.

Os carros que foram destinados para a Secretaria de Saúde possuem um valor de aproximadamente R$ 127 mil. A secretária da pasta Denise Liel explica que esses três carros vão atender ao serviço da atenção primária em saúde, visto que eles foram adquiridos com recursos da atenção primária, que é um incentivo que o Governo do Estado dá para os municípios.

“Essa é uma parceria onde as três entidades do Governo, sempre buscam financiar todos os aspectos da saúde. Os três veículos vão ajudar muito no atendimento dos pacientes e também no transporte das equipes para os devidos serviços, como o núcleo de apoio da família e a equipe da atenção básica, que faz a supervisão dos serviços das unidades básicas de saúde e da estratégia saúde da família”, informou Denise.

Conforme a chefe da 20ª Regional de Saúde Nissandra Karsten, os veículos foram adquiridos com recurso do APSUS que é da Atenção Primária em Saúde, destinados a estruturação dos serviços de atenção básica, para apoio às unidades básicas de saúde. “Esse recurso faz parte do programa criado pelo Governo do Estado porque se percebeu ao longo dos anos que na saúde só tínhamos recursos praticamente para compra de ambulâncias e as equipes ficavam sem condições. Hoje pregamos um atendimento mais próximo à residência do indivíduo, um acompanhamento, até mesmo na residência, as equipes não tinham condições de estarem se deslocando, e dos profissionais prestar essa assistência, um vazio que foi percebido, contemplado através desse programa”, finaliza.

Para o prefeito Lucio de Marchi, o Estado tem um papel importante para o auxílio na atenção básica da Saúde e Assistência Social. “Esses recursos são importantíssimos para a eficiência do serviço à população. Temos certeza que esses automóveis serão bem utilizados pelas equipes”, destaca Lucio.

O veículo no modelo saveiro ano e modelo 2018 repassado para a Secretaria de Assistência Social será utilizado pela equipe. O recurso para a aquisição do veículo é de mais de R$ 54 mil, por meio Ministério do Desenvolvimento Social.