Segurança

Núcleo ODS de Toledo promove Dia Sem Celular neste mês

O objetivo do Dia Sem Celular é incentivar a interação entre as pessoas (Foto: Graciela Souza)

Que o celular pode ser um vício e a conectividade móvel tornar muitas pessoas 'escravas' das telas: isso todo mundo sabe. Porém, será que é possível mudar esse comportamento? Os integrantes do Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Toledo (Núcleo ODS) acreditam que sim e sugerem uma programação sem o uso de celular. A data escolhida é 21 de julho. Um domingo para ser um dia divertido, com amigos e familiares e muita diversão.
Segundo um dos integrantes do Núcleo ODS Junior Palma, durante a reunião de planejamento, o grupo decidiu promover uma ação com o tema tecnologia. “Pensamos em algo em torno do celular. Observamos que as pessoas estão sempre conectadas ao celular e nem sempre conseguem aproveitar o momento”, relata.
Por isso, o Núcleo ODS propõe para o cidadão dar uma pausa no uso do celular. “Sabemos que muitas pessoas utilizam o celular para trabalhar e ele é uma forma de comunicação. Também percebermos que existe o uso exagerado do aparelho. Então, nós pensamos em propor um dia sem celular. Que as pessoas possam aproveitar o dia para o bem-estar”, afirma Palma.
Ele complementa que a necessidade de desconectar-se das redes sociais. “Algumas vezes, as pessoas estão com o celular e acompanhando um material, talvez, não tão necessário para aquele momento. É necessário pensar nas pessoas que te fazem companhia. Neste sentido que o Núcleo propõe esse desafio”.
De acordo com Palma, a proposta do Núcleo é que as pessoas valorizem cada momento de sua vida. “Escolhemos a data em um domingo, porque as famílias e os amigos reúnem-se e queremos fortalecer os vínculos sociais de todos. Que cada cidadão pense: hoje vou me desconectar do celular, vou conversar com minha família, vou interagir ou farei um exercício físico”.

 

AÇÕES – Para marcar o Dia Sem Celular, o Núcleo ODS organiza uma série de ações para a data. No período da tarde de 21 de julho, diversas atividades serão realizadas no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo.
Um dos integrantes do Núcleo disse que o grupo idealiza realizar uma roda de leitura e firmar parceria com o Brinca Toledo. Além disso, outras instituições devem realizar atividades com as crianças. “Também pretendemos fazer uma roda de conversa para explicar o objetivo desta ação. Outras atrações ainda estão sendo definidas pelo grupo. Nós queremos que as pessoas assistam, mas também possam interagir conosco”, finaliza Palma.