Toledo

Passageiros reclamam da pressa dos motoristas de ônibus

“O motorista nem viu que ainda tinha gente descendo do ônibus e já saiu e fechou a porta. Ainda bem que não me machuquei”.
Mais de 6 mil usuários do transporte público são idosos (Foto: Franciele Mota)

Na semana passada duas senhoras idosas reclamaram com a equipe do JORNAL DO OESTE sobre a conduta dos motoristas da Viação Sorriso de Toledo. Segundo elas, os motoristas estão andando apressados, o que tem causado transtornos para os passageiros, principalmente para os que mais idade.

As senhoras, que preferem não ser identificadas, relatam que em uma das paradas, quando foram sair do ônibus próximo a prefeitura, quase foram prensadas pela porta que se fechou quando elas ainda estavam descendo e o ônibus já estava saindo do ponto. “O motorista nem viu que ainda tinha gente descendo do ônibus e já saiu e fechou a porta. Ainda bem que não me machuquei”, conta ao reforçar que foi preciso outras pessoas dentro do veículo alertar o motorista.

 

TREINAMENTOS

Hoje o transporte público de Toledo possui 6.627 usuários idosos cadastrados. A Viação Sorriso de Toledo, responsável pelo transporte público no município se pronunciou sobre o ocorrido afirmando que a empresa possui um procedimento dentro do sistema de gestão da qualidade de integração e ambientação para todos os cargos. “No início da contratação, no caso do motorista, antes mesmo de começar a trabalhar ele recebe todos os treinamentos e orientações tanto para dirigibilidade quanto atendimento ao cliente”, salienta o assessor de comunicação da empresa Caio Gottlieb.

A empresa ainda tem, segundo o assessor, um plano de treinamento anual onde colaboradores passam por reciclagem periodicamente. Ele enfatiza ainda que a empresa trabalha com um sistema monitorado através das tecnologias embarcadas na frota, onde é possível obter informações em tempo real da dirigibilidade e em casos de ocorrências elas são tratadas individualmente com o colaborador envolvido.

 

ATENDIMENTO

Gottlieb complementa que o sistema também possui câmeras que permitem a rastrear informações para que a empresa possa fazer ações. Sobre o atendimento com os idosos, motivo de reclamação das passageiras, a empresa reforça que além dos treinamentos de rotina, os funcionários também são submetidos a treinamento específico para o atendimento ao idoso e as pessoas com necessidades especiais.

Segundo as passageiras, além da pressa, o motorista pode não ter visto as pessoas descendo, pela falta de equipamentos como espelhos retrovisores. A assessoria da Sorriso discorda. “A frota operando além da tecnologia embarcada atende todos os requisitos normativos referente a segurança e acessibilidade”, conta Gottlieb.

 

SINDICATO

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Toledo (Sinttrotol) comenta dos treinamentos que todos os motoristas passam. “Todos os motoristas passam por rígidos treinamentos pela Empresa Sorriso com objetivo de atender todos os passageiros com a máxima segurança”, conta o presidente do Sinttrotol Luiz Adão Turmina.

Em casos de descontentamento com a qualidade do serviço, a empresa Sorriso pede ainda que as reclamações e ocorrências sejam informada com detalhes de data e horário para que seja tomada as devidas providências.