Toledo

Pesquisa aponta que quase 37% do consumidor de Toledo compram pela internet

Os resultados da pesquisa foram apresentados para a diretoria (Foto: Divulgação)

A Pesquisa Perfil Toledo 2017 busca revelar o comportamento do consumidor local e apresentar dados econômicos do município. O diagnóstico do perfil do consumidor foi apresentado, na quarta-feira (7), para a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Os números apontam que a tendência do consumidor atual é buscar o menor preço para a compra do produto. Os índices ainda mostram que o cliente tem utilizado a internet como ferramenta para o seu consumo, sendo que 36,93% realizam a compra devido ao preço ofertado e 30,40% dessas pessoas efetuaram uma compra nos últimos 30 dias.

Como consequência, o resultado da Pesquisa Perfil Toledo 2017 ainda mostra que 88,39% do público pesquisado possui acesso à internet e apenas 11,61% não tem. Os dados também mostram que o Facebook (28,17%) e o WhatsApp (29,06%) são as redes sociais que o consumidor acessam frequentemente.

O diretor de Relações Institucionais da Acit Jefferson Paulo Martins explica que o resultado da pesquisa vai orientar o empresário a elaborar um plano de ação para a sua empresa. “Estabelecer estratégia para atrair ou fidelizar o cliente”.

Martins ainda complementa que o empresário terá a oportunidade de analisar a conduta de seu negócio. “Como exemplo: será que ele formata corretamente o preço de seu produto”?

 

RESULTADOS

A avaliação do atendimento ao consumidor foi um item que atraiu a atenção dos organizadores. Segundo o diretor, das pessoas que responderam o questionário, 55,27% consideram o atendimento bom; seguido de 28,32% que acham regular; 8,64% ótimo; 4,84% ruim e 2,94% péssimo.

Por sua vez, a pesquisa pontua que 52,25% do público está satisfeito com o comércio de Toledo; 43,94% parcialmente satisfeito e 3,81% insatisfeito.

Sobre esse fator, Martins afirma que a Acit se prontifica em promover treinamentos voltados ao atendimento ou encontros para motivar os empresários e também os demais profissionais.

Outro dado questionado foi o grau de instrução do público pesquisado. Os índices retrataram que 23,53% possuem o Ensino Médio completo, seguido de 20,42% Ensino Superior incompleto e 14,88% com Ensino Superior completo.

Martins conclui que a pesquisa possibilita a realização de muitas ações a serem efetivadas no futuro. “É uma ferramenta para nortear os empresários para expandirem ou abrirem seus negócios no município de Toledo”, finaliza.

 

PESQUISA

A pesquisa foi organizada em duas etapas. Na primeira, foram contratados os serviços da empresa Neoway Business Solutions, que uniu dados captados sobre os setores da indústria, comércio, serviço e agronegócio. A pesquisa refere-se ao ‘Perfil Econômico, Geográfico e Demográfico do município de Toledo’, com informações de órgãos oficiais.

A segunda é a pesquisa do ‘Perfil do Consumidor’, realizada no formato ‘in loco’, por estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo, definindo questões pontuais quanto aos consumidores locais.