Região

Pesquisa colaborativa reúne informações sobre produção de biogás no Brasil

A consulta é livre e pode ser feita no endereço eletrônico: cibiogas.org/biogasmap (Foto: Divulgação)

O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) estão promovendo a atualização de dados do BiogásMap. A ferramenta web é a primeira do país que possibilita a visualização das unidades de produção e do uso energético de biogás em um mapa dinâmico, público e online. O aplicativo foi elaborado por pesquisadores Centro, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com apoio da Embrapa, Probiogás, GIZ e Ministério das Cidades e lançado em 2016. A consulta é livre e pode ser feita no endereço eletrônico: https://cibiogas.org/biogasmap.

A pesquisa considera dados de plantas de biogás existentes no Brasil para geração de energia elétrica, calor, mecânica e produção de biometano. Os resultados do primeiro levantamento revelaram a existência de 127 plantas de biogás em operação no país em 2015, produzindo cerca de 1,6 milhões de m³ de biogás por dia. Se convertido em biometano, seria possível abastecer 160 mil veículos por dia.

O principal objetivo do novo levantamento é prover o setor de energia com informações referenciais para o crescimento da produção de biogás. "A ABiogás vê no Biogasmap o potencial de mostrar ao Brasil o tamanho do mercado existente, mas especialmente, o potencial do mercado a ainda ser construído. Essa iniciativa é de grande importância para o planejamento energético e para o desenvolvimento de dados sobre o setor”, afirma a secretária-executiva da Associação Camila Agner D'Aquino.

As empresas responsáveis pelas plantas de biogás podem cadastrar as informações por meio de um formulário online, disponível em https://goo.gl/forms/c70kqqMjUdRUfDp82.  Para contribuir com a pesquisa basta incluir informações como local de instalação, potencial de produção e tipo de aplicação energética. Informações com o nome dos proprietários e e-mail de contato serão mantidas em sigilo pelos pesquisadores.

De acordo com a pesquisadora do CIBiogás Leidiane Mariani, a falta de informações é uma das principais barreiras para o crescimento do setor de biogás no Brasil. “Consideramos que o BiogásMap é uma ferramenta essencial para a superação dessa barreira, com esses dados as ações para fomentar o uso do biogás no país podem ser mais assertivas”, explica. Os dados coletados na primeira fase do levantamento foram utilizados e publicados por instituições como Agência Internacional de Energia, do Mercosul e da Empresa de Pesquisa Energética.