Toledo

Poço Artesiano garante economia no custeio do Parque das Águas

A estrutura proporcionará redução de gastos, a Prefeitura já iniciou os processos de implantação da unidade.
(Foto: Fabio Ulsenheimer)

A estação de verão no município é diferente. Como já é tradição em Toledo, todos os finais de ano são esperados que o Parque Temático das Águas de Toledo esteja disponível para a população. O Parque é um dos principais atrativos de lazer gratuito para toda a família. A temporada 2018/2019 deve iniciar no mês de dezembro.

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo (DESECO), deu início aos trabalhos da implantação de um poço artesiano tubular profundo, no Parque Temático das Águas, no Jardim Bandeirantes. No último final de semana foi realizado a perfuração de 200 metros, realizado pela empresa vencedora da licitação PFG Poços Artesianos. O investimento inicial da unidade é de R$ 23 mil.

A próxima etapa, é a licitação para contratação de empresa para a instalação da bomba necessária para o poço, concluindo assim a implantação. A licença solicitada ao Instituto das Águas do Paraná também já foi concedida. Esse tipo de poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático.

O Secretário da DESECO, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, explica que a ação irá gerar economia para o município. “Na intenção da redução de custo com água no local, único e exclusivamente para o Parque das Águas, será utilizado para o abastecimento das piscinas, que vai gerar uma economia significativa para o município”.

O Prefeito Lucio de Marchi informa que o custo referente ao consumo de água na época de temporada chega a ser mais caro do que o custo de instalação do novo poço. “De acordo com os responsáveis pela implantação da estrutura teremos uma expressiva economia de recursos. Pois em uma temporada da abertura do Parque das Águas, são gastos altos mensalmente. Com esta nova estrutura será reduzido estes investimentos, onde haverá somente gasto com a manutenção”.

 

FUNCIONAMENTO

As piscinas estarão à disposição da população de quarta-feira a domingo. Para poder entrar no local, será somente mediante a apresentação do documento e exame médico. Os banhistas devem usar roupa de banho adequada. O público pode trazer lanche, mas precisa consumir nas áreas apropriadas, longe da piscina. Não é permitido o uso de bebida alcoólica e de celular. Em breve, por meio deste veículo de comunicação da Prefeitura será disponibilizado as datas e horários para exames no Parque das Águas.

 

Toledo 66 anos … E muitos motivos para se orgulhar

Toledo comemora 66 anos no dia 14 de dezembro e tem muito o que se orgulhar quando o assunto é equipamentos públicos. É o único município que possui um Parque Temático das Águas gratuito no país.

Inaugurado em 2009 o Parque das Águas possui mais de quatro mil metros quadrados de área construída. O local conta com piscinas para crianças e adultos, toboágua, toboboia, quiosques, sombreiro, vestiários e banheiros. O espaço se encontra no Parque dos Pioneiros que possui também um lago, academia de musculação ao ar livre e uma ampla área verde.