Toledo

Policiais e bombeiros participam de instrução sobre salvamento vertical

A atividade aconteceu na Pedreira Municipal (Foto: Suzi Lira)

Com objetivo de manter os profissionais sempre capacitados e atualizados, o Corpo de Bombeiros de Toledo realizou mais um treinamento. Desta vez, o conhecimento foi compartilhado com policiais militares do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) pertencentes ao Grupo de Operações de Trânsito (Gotran). Na terça-feira (12), eles participaram de uma instrução de salvamento vertical, na Pedreira Municipal.

Ao todo, nove militares participaram da instrução, onde foram ensinadas técnicas de salvamento e também de acesso ao local da ocorrência. O treinamento foi ministrado pelo tenente Luciano Merlon. “O objetivo é a agilidade, oferecer mais preparo policial para situações diversas e imprevisíveis. Essa instrução faz com que perca o medo de altura, aprendem como conduzir as técnicas, e o intuito é ajudar no trabalho do dia-dia”, revela.

Ele detalha a atividade é um preparo físico do militar nas ocorrências. “Alguns relembram sobre as técnicas e outros aprendendo porque não tiveram essa instrução na formação. Para os bombeiros, um treinamento pela montagem dos equipamentos, verificamos os materiais e mantendo a prática em dia” explica.

 

CONHECIMENTO

De acordo com o comandante do pelotão de trânsito do 19º BPM tenente Gabriel Zago de Oliveira, além do aperfeiçoamento profissional, a atividade promove a integração dos policiais com os bombeiros. “Sempre apoiamos eles e vice-versa e, por isso, é importante saber um pouco dessa técnica. Por exemplo, quando ocorre uma situação temos um pouco de noção para fazer uma intervenção quando a polícia chegar antes deles”.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros Luiz Eduardo Zarpellon, esses treinamentos são muito importantes para a atualização dos profissionais e melhorar o atendimento à comunidade. “Todos aprendem técnicas, mas com o tempo se torna necessário revê-las. A melhor forma de aprender é ensinar. Esse é um momento de relembrar as técnicas e envolve todos os bombeiros, sempre um aprendizado”, finaliza.