Toledo

Prefeitura prepara 32º Encontro dos Pioneiros

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Cultura e Museu Histórico Willy Barth, convida as famílias pioneiras do Município para participar do 32º Encontro dos Pioneiros de Toledo. O evento será realizado no Toledo Futebol Clube (Toledão) no dia 27 de março a partir das 9h. Serão realizadas diversas atividades para homenagear aqueles que contribuíram na construção da cidade.

Está prevista a participação de mais de 800 pessoas pertencentes às famílias cadastradas no Museu Histórico Willy Barth. Tratam-se de descendentes de jovens e adultos que chegaram em Toledo entre os anos de 1946  e 1954. Eles terão um reencontro em um momento de festa, em que poderão conversar e relembrar os tempos antigos da colonização.

O coordenador do evento Anésio José Vitto relata que os pioneiros desbravadores enfrentaram com coragem muitas dificuldades para iniciar a cidade em que hoje moramos. “Eles tiveram falta de alimentos, abriram estradas por matas fechadas e assim traçaram o rumo de Toledo. Por isso o evento é um agradecimento do município a essas famílias, para retribuir o que eles edificaram”, declara Anésio.

Os convites poderão ser retirados pelas famílias a partir desta sexta-feira (15) no Museu Histórico, localizado na Rua Guarani, 3843, Vila Becker. A participação é reservada apenas para as famílias pioneiras cadastradas no Museu Histórico Willy Barth.

“É uma enorme responsabilidade e satisfação estar à frente da Secretaria que promoverá este grande encontro de integração e confraternização entre os Povos que construíram a história de Toledo. Aos pioneiros nosso muito obrigado”, afirma o secretário de Cultura Odmilson dos Santos.

 

DATA HISTÓRICA

O Encontro dos Pioneiros de Toledo é um evento de celebração do Dia do Pioneiro, comemorado no dia 27 de março. A data comemorativa foi instituída pela Lei Nº 1.476 datada de 23 de dezembro de 1988, que inicialmente marcava o Dia do Pioneiro na última sexta-feira anterior ao dia 14 de dezembro, data de comemoração do aniversário da cidade. Posteriormente, a Lei Nº 1.804 de 19/09/1997, alterou oficialmente para 27 de março, que permanece até hoje.