Toledo

Premiação do 2º Concurso de Haicai de Toledo será realizada em agosto

A Academia de Letras de Toledo (ALT) divulgou o resultado do 2º Concurso de Haicai do município – Kenzo Takemori. Em parceria com a Revista Philos, autores de todas as idades e nacionalidades, tiveram a oportunidade de produzir poemas a partir do tema ‘Fogo’. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 31 de agosto no Centro Cultural Ondy Niederauer da Pioneira, a partir das 19h30.

O evento que tem como objetivo homenagear a colonização japonesa em Toledo, por meio da produção de Haicai, um poema de origem nipônica que chegou ao Brasil no início do século 20.

Ao todo foram 285 obras avaliadas, sendo que cada candidato poderia inscrever no máximo três poemas. A atual presidente da ALT Lucrecia Welter Ribeiro, agradece os avaliadores Sérgio Francisco Pichorim, AntonioDonizeti da Cruz, Valdinei José Arboleya e Vanderlei Kroin. Além dos colaboradores que confiaram a sua produção ao Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori. “A principal importância é divulgar o Haicai e despertar nos alunos a observação da natureza, para assim evoluírem sua sensibilidade e escrita”, destaca.

O concurso tem o auxilio também, da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Comunicação Social, Secretaria da Educação, Unioeste e Clube da Poesia pelo apoio.

 

VENCEDORES

Dentre os dez países que se inscreveram no desafio, os vencedores foram divididos em três categorias: Adulto (âmbitos Internacional e Nacional); Juvenil (âmbitos Regional e Melhor Haicai de Toledo); Infantil (âmbitos Regional e Melhor Haicai de Toledo). Os critérios de avaliação das obras foram a forma de escrita, recorte da história e tema. Os candidatos receberão menções honrosas, e os vencedores do concurso você confere na tabela abaixo.

 

Haicaístas vencedores

Categoria Infantil - Melhor Haicai de Toledo

Vencedores

1° Lugar – Nadielly da Silva Lescano

2º Lugar – Ana Julia Antunes

3° Lugar – Marcos Vinicius Hermann Filho

 

Âmbito Regional

1° Lugar – Raiany Heloisa  Acosta

2º Lugar – Gabriel Henrique de Carvalho

3° Lugar – Milena Eduarda Guimarães Santini

 

Categoria Juvenil - Melhor Haicai de Toledo

Vencedores

1° Lugar – Diana dos Santos

1° Lugar – Maria Fernanda Cambuim Schwertner

2º Lugar – Amanda Gabriely dos Santos

3° Lugar – Gabriele Polleto Barbosa

 

Âmbito Regional

1° Lugar – Adryam Macula Carvalho

2º Lugar – Myllena Costa Cavalheiro

2° Lugar – Vitoria Turetta

3° Lugar – Roberta Ferreira Wolff

 

Categoria Adulto - Melhor Haicai de Toledo

Vencedores

1° Lugar – Valdeane Cassia Evangelista Bezerra

2º Lugar – Maria Eunice Silva de Lacerda

2° Lugar – Masayoshi Takemori

 

Âmbito Nacional

1° Lugar – Silvia Maria Svereda (Irati – PR)

2° Lugar – Oly Cesar Wolf (Campo Largo – PR)

3º Lugar - Alan Rezende Gomes (Laje do Muriaé, RJ)

3° Lugar – André GeremiaParise (Florianópolis - SC)

3º Lugar - Paulo Ras (Paranaguá – PR)

 

Âmbito Internacional

1° Lugar – Cezar Florin Ciobîcă   (Romênia)

2° Lugar –Edweine Loureiro da Silva (Japão)

3° Lugar – Eduard Tara (Romênia)

 

GRÊMIO HAICAI SAKURA

Para reforçar ainda mais a cultura Nipônica na cidade, o Grêmio Haicai Sakura começou a atuar em Toledo. A ideia do grupo é promover o estudo do haicai, com o objetivo de adaptar a modalidade poética de origem japonesa, ao Brasil. As reuniões do Grêmio têm uma dinâmica introduzida pelos imigrantes japoneses, no estudo e prática do haicai, baseados nos ensinamentos dos grandes mestres, entre eles, o célebre haicaísta Matsuo Bashô. Os interessados em integras as reuniões do grupo devem entrar em contato com a Lucrecia Welter Ribeiro.