Toledo

Procon realiza mutirão online de renegociação de dívidas

No Paraná, a iniciativa de realizar o mutirão online de renegociação de dívidas busca atender todos os consumidores do Estado, especialmente, os que residem em municípios onde não existem Procons.
De acordo com o coordenador do Procon de Toledo Wellington José de Oliveira, a ação é exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br, que permite ao consumidor registrar uma reclamação sem sair de casa.
A ação facilita a vida do consumidor, que não precisa se deslocar para negociar suas pendências financeiras. “O objetivo é devolver o poder de compra aos consumidores. É uma oportunidade do cidadão renegociar com bancos, redes financeiras, concessionárias de energia, empresas de cartão de crédito ou de telefonia”, salienta.

 

DEMANDA - Em uma análise preliminar, a maior demanda de Toledo é a dívida com cartão de crédito. “Algumas pessoas não possuem educação financeira e não utilizam de maneira adequada o cartão. Assim, elas ficam endividadas”, afirma Oliveira.
Ele explica que o cidadão não possui recurso para efetuar o pagamento do cartão e realiza o parcelamento. “Essa escolha, em muitas situações, torna-se uma ‘bola de neve’. Observamos que consumidores procuram o Procon para negociar sua dívida do cartão”, recorda.

 

REGISTRO – A coordenador do Procon de Toledo orienta que para participar do mutirão basta fazer o registro na plataforma consumidor.gov.br, relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.
“A pessoa que não tem conhecimento para fazer a negociação online pode comparecer no Procon de Toledo, pois repassaremos as orientações. Por sua vez, quem não tem computador pode visitar a Biblioteca Pública”, recomenda Oliveira.
Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. A renegociação de dívida online segue até o dia 31 de maio.