Toledo

Profissionais da saúde levam informação sobre rede de atendimento ao combate às drogas

As ações foram realizadas na Praça Willy Barth (Foto: Janaí Vieira)

Levar até a população orientações sobre a prevenção, a conscientização e a divulgação dos serviços existentes para que procurem o tratamento especializado em relação à dependência química foi o principal objetivo das ações alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas e o Dia Nacional ao Combate às Drogas são comemorados na data de 26 de junho. As atividades ocorreram na quarta-feira (10) na Praça Willy Barth e foram promovidas pelas equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD III)/SIM PR do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), do Caps AD do município, da 20ª Regional de Saúde e da Guarda Municipal.

Devido às condições climáticas, as ações não puderam ser realizadas em junho. Contudo, dessa vez, o tempo colaborou e auxiliou para que a iniciativa tivesse sucesso. Além da entrega de panfletos explicativos e as orientações dos profissionais, a população teve acesso à realização de exames de HGT e aferição de pressão arterial.

“A previsão é que sejam realizados aproximadamente 200 exames. Porém, o número de abordagens é superior a isso”, enfatiza o coordenador do Caps AD III /SIM PR Ciscopar Tiago Murilo Correia. “Como nos anos anteriores, notamos os resultados positivos com esse tipo de atividade, pois é a oportunidade para as pessoas esclarecerem as dúvidas em relação à rede de atendimento e ao tratamento aplicado”.

 

TRATAMENTO - Tiago destaca que em cada abordagem é possível levar esperança. Ele comenta que quanto mais o serviço é divulgado, mais chance de levar a informação até quem precisa de ajuda. Pessoas com algum tipo de sofrimento devido ao uso de substâncias psicoativas com residência fixa em Toledo podem procurar os centros de atendimento para realizar o tratamento. Quando houver necessidade de desintoxicação por até 14 dias, os pacientes de Toledo bem como os dos outros 18 municípios da área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, aqueles que são consorciados ao Ciscopar, podem fazer tal modalidade de tratamento no Caps AD III.

Somente no período de janeiro a maio deste ano, o SIM PR prestou mais de 1.800 atendimentos com a realização de serviços nas áreas médicas, psicológicas, de terapias ocupacionais, enfermagens, assistências sociais e farmacêuticas. Foram mais de 65 pacientes que fizeram desintoxicação.

 

PREVENÇÃO - A coordenadora do Caps AD Lauana Weschenfelder Voss explica que Organização Mundial de Saúde define droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. “As ações também fazem alusão ao dia 10 de junho, instituído pela Lei 18.894/2016 como o Dia Estadual de Prevenção ao Uso e Abuso de Bebida Alcoólica e também o Junho – Paraná sem Drogas. Neste ano, em Toledo, optamos não trabalhar apenas o combate ao alcoolismo, mas ao uso de todos os tipos de entorpecentes que podem desencadear situações de vício que precisam de tratamento e acompanhamento especializado”, pontua a coordenadora ao salientar que a rede pública de saúde presta suporte as pessoas e familiares que acabam sofrendo com as drogas.