Região

Projeto apoiado pela Biolabore ganha prêmio Gestor Público do Paraná

O projeto “Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar”, de Entre Rios do Oeste, foi premiado pelos investimentos que a Administração Municipal realiza na compra da merenda escolar através da Associação de Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste (Apoer).

Neste ano, o tema foi “Agricultura, Produtividade e Sustentabilidade”. O prêmio - organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e apoio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), visa incentivar as administrações públicas municipais a desenvolver ações integradas, por meio de projetos e boas práticas que garantam melhorias na qualidade de vida das comunidades onde foram desenvolvidos. 

Entre Rios do Oeste teve premiada a iniciativa “Boas Práticas na Merenda Escolar com Agricultura Familiar”, instituída através de uma Lei Federal, nº11. 947 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O município tem a obrigação de adquirir o mínimo de 30% de merenda escolar seja da agricultura familiar local, mas ultrapassa essa porcentagem e adquire cerca de 80% de produtos da agricultura familiar.

Dentre outros parceiros, o projeto conta com o apoio da Cooperativa de Trabalho de Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), segundo a vice-presidente da entidade Cristiani Cavilhão.

Com esta atitude, segundo os gestores, é possível ofertar uma variedade de alimentos frescos e frutas de qualidade e principalmente livre de agrotóxicos. São atendidos os alunos que frequentam a rede municipal de ensino.

Através desta iniciativa, o município fortalece a agricultura familiar, além de incentivar os pequenos produtores rurais.