Região

Quatro Pontes sanciona lei que institui curso pré-vestibular gratuito

(Foto: Divulgação)

Destinado a apoiar os estudantes do município, prioritariamente oriundos das escolas públicas, em sua preparação para concorrer a vagas nas universidades públicas e privadas, participando dos vestibulares, Quatro Pontes criou e sancionou o curso pré-vestibular gratuito, com a aprovação da Câmara de Vereadores. Assim, a implantação e gestão cabe à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

O curso pré-vestibular será ministrado pela Get Wise, contratada através de dispensa de licitação, na Escola Municipal Dona Leopoldina, durante o período noturno, em três dias na semana, ou aos sábados nos turnos matutino ou vespertino, de acordo com a demanda de inscrições, somando carga horária de 72 horas. As aulas contemplarão as disciplinas de português, produção e interpretação de texto, ortografia, matemática e língua estrangeira - inglês. O material impresso utilizado nas aulas será disponibilizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas, isentas de taxa de matrícula ou mensalidade, distribuídas em 70% para estudantes da escola pública, que tenham cursado ou estejam cursando o Ensino Médio e/ou Fundamental e que residam no município, e 30% para quaisquer interessados, mediante comprovação de residência no município. Caso o número de interessados exceda as vagas ofertadas, a secretaria terá uma lista de espera e serão aplicados alguns critérios de seleção, como estar cursando o 3º ano do Ensino Médio no ano de 2019, ter cursado o Ensino Médio em escola pública em 2018 e estar cursando o 2º ano do Ensino Médio em 2019.

 

Inscrições

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas na secretaria, junto à prefeitura, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência (conta de água e/ou luz). A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, explica que é mais uma meta do plano de governo que está sendo cumprida. “É uma nova conquista para o município este curso pré-vestibular gratuito. Tudo iniciou pela criação da lei municipal nº 2217/2019, aprovada pelos vereadores. Assim, convido os munícipes para se inscreverem. Amanhã (08) já será realizada a aula inaugural, às 19 horas, na escola. Inscrições também serão feitas durante este primeiro encontro. É mais uma oportunidade para os jovens e todas as pessoas que queiram se aprofundar nos estudos”, esclarece.