Região

Região Oeste participa com 35 prefeitos da Marcha a Brasília

Trinta e cinco prefeitos e prefeitas da região Oeste do Paraná participam até quinta-feira (11) da 22ª Marcha a Brasília, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

A comitiva regional, comandada pelo prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) Junior Weiller, participará também de reuniões paralelas ao evento, como com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e com senadores da República.

Aos parlamentares com representatividade regional, será entregue por Weiller e demais chefes dos Executivos municipais uma pauta de reivindicações. Nesse documento constam temas como a defesa de bandeiras de luta da Amop, como a construção do Aeroporto Regional, duplicação de rodovias, instalação de ramais ferroviários, reabertura da Estrada do Colono e outras.

E também questões pontuais, como a conclusão das obras do Hospital Regional de Toledo e da Ala de Queimados do Hospital Regional de Cascavel, revitalização das bases náuticas da Costa Oeste, solução do impasse sobre risco de áreas agriculturáveis serem transformadas em reservas indígenas, visando a garantia do direito à propriedade e fortalecer a segurança na região de fronteira, com implantação de políticas efetivas voltadas ao combate do descaminho e contrabando, bem como tráfico de drogas e armas.

E ainda: revisão nos pagamentos da tributação - os municípios querem receber também as multas incidentes, e outros temas. “Temos várias necessidades, especialmente no aspecto estruturante. O Oeste mais contribui do que recebe em troca, e essa distorção precisa acabar”, destaca Junior.