Toledo

Saúde anuncia mudanças para comunidades do interior

Mais um passo importante para o fortalecimento da saúde do município de Toledo foi dado. A Secretaria Municipal de Saúde ampliou os horários de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no interior. Outro avanço foi o acréscimo de número de atendimentos. No ano passado, era apenas um médico atuando: hoje dois profissionais - na área da clínica - atendem as comunidades. Houve ainda adequações nas equipes e profissionais foram relocados para Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que antes não contavam com médicos.

De acordo com o secretário da pasta Thiago Stefanello, a medida faz parte da estratégia de fortalecimento da saúde do interior. “Trata-se de mais uma ação efetiva da atual gestão para melhorar a qualidade do atendimento à população, sobretudo dos pacientes que precisam se deslocar com frequência para a cidade. O nosso foco é dar condições melhores e qualidade de vida para as pessoas", explica.

Conforme o diretor geral da Saúde Fernando Pedrotti, o médico que atua no interior está afastado, porém, foram contratados dois novos profissionais. “Antes, via de regra, eram no máximo quatro horas de atendimento na UBS. Agora são seis horas! O objetivo é ampliar o acesso para que o paciente seja atendido mais próximo de sua residência, dar uma atenção diferenciada, além de fazer o acompanhamento dos pacientes”. 

Ele reforça que as ações objetivam levar saúde de qualidade para as pessoas que moram no interior, em especial os portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, por exemplo. “Sabemos das dificuldades que eles enfrentam e precisam mais atenção. Agora será possível agilizar o atendimento, visto que são mais profissionais e horário estendido”, finaliza Pedrotti.