Toledo

Segurança e Trânsito vai instalar sistema de vigilância urbano nas vias

Uma das câmeras de monitoramento está instalada na rotatória da Barão com Parigot de Souza (Foto: Graciela Souza)

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito realiza estudos para efetivar um sistema de vigilância urbano nas vias de Toledo. A ação terá como objetivo auxiliar na fiscalização do trânsito da cidade.
De acordo com o secretário João Crespão, o projeto está em fase inicial. “A equipe está definindo locais em que as câmeras serão instaladas”, afirma ao complementar que a ideia é analisar o relatório da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito do Programa Vida no Trânsito (PVT) e instalar alguns equipamentos nos endereços em que são registrados os acidentes.
Crespão salienta que o grupo também realiza uma pesquisa de custo das câmeras para avaliar o investimento. “Atualmente, os nossos equipamentos atendem a segurança na área patrimonial. Por sua vez, as câmeras que farão parte do sistema serão específicas para as ruas de Toledo”, comenta ao acrescentar que a aquisição será realizada com recurso do Fundo Municipal de Segurança.
O secretário enfatiza que o processo licitatório está sendo formatado com alguns locais mapeados, os quais devem receber as câmeras. “O processo ainda deve durar mais alguns meses, no entanto, será efetivado em Toledo para melhorar o trânsito local”, pondera Crespão.

 

RELATÓRIO – Com relação às câmeras de monitoramento do município, Crespão comenta que de acordo com o último relatório realizado em julho do ano passado, o município possui 31 equipamentos. Deste número, 17 estavam em funcionamento e 14 apresentavam algum tipo de problema técnico.
O assunto foi levantado durante a sessão ordinária na Câmara de Toledo na última segunda-feira pela vereadora Olinda Fiorentin (PPS). Outros vereadores também se manifestaram a respeito, deixando no ar uma preocupação geral com o sistema.
O secretário informa que solicitou para um profissional fazer um novo levantamento da situação das câmeras. “Elas nos auxiliam na segurança e na fiscalização dos espaços públicos. Atualmente, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros possuem uma central de monitoramento”.
As câmeras de monitoramento estão instaladas em vários pontos da cidade, como cruzamento da rua Barão do Rio Branco com avenida Parigot de Souza; rua Almirante Barroso com avenida Maripá; cruzamento da rua São João com avenida Maripá; na Parigot de Souza, próximo ao Teatro, entre outros pontos. Até o fechamento desta edição, o levantamento das condições das câmeras estava sendo realizado.