Variedades

Semana Nacional da Carne Suína segue até 23 de setembro

Data celebrada anualmente apresenta os benefícios dos cortes suínos e incentiva o consumo
(Foto: Divulgação )

A carne suína já conquistou fãs no mundo todo. Não é à toa que existem mais de 60 tipos de corte e produtos para os mais variados segmentos. O mais famoso é o bacon, mas o lombo, o pernil, os diversos tipos de linguiças e salames e os cortes premium ganham cada vez mais espaço na gastronomia pelo seu valor mais acessível e o fácil preparo.

Pensando em ampliar o consumo e, ao mesmo, quebrar os tabus, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) comemora, a partir desta quinta-feira (13/09) até o dia 23 de setembro, a Semana Nacional da Carne Suína. “A data é de extrema importância, pois o Brasil é o 4º maior produtor e exportador do produto, demonstrando a real qualidade da carne, encerrando qualquer mito e desconfiança sobre a sua qualidade”, destaca Ivonei Durigon, superintendente da Alegra - marca paranaense de carne suína.

Para celebrar a data, o chef do Gordo & Magro Gastrobar, de Curitiba, Luiz Maurício Fontana, apresenta uma receita simples e especial. Confira:

 

PALMITO GRELHADO COM COPA LOMBO

 

INGREDIENTES:

*Meio palmito basal

*Sal e pimenta (a gosto)

*1 fatia de Copa Lombo

*Azeite e ervas

 

PREPARO:

Primeiramente, fatie o lombo e salgue dos dois lados. Em uma panela bem quente coloque um fio de azeite de oliva e grelhe a carne até ficar rosada.

Depois, enrole o palmito em papel filme e leve ao micro-ondas por 20 minutos. Após isso, parta o palmito ao meio e faça cortes diagonais na parte interna. Em uma panela bem quente coloque uma colher de manteiga, grelhe a parte cortada do palmito e desligue.

Por fim, coloque um fio de azeite sobre o palmito, juntamente com a carne, e decore o prato com ervas e azeite.