Toledo

Sociedade toledana continua engajada nos projetos “Lacre Amigo” e “Tampinha Amiga”

(Foto: Franciele Mota)

Um pequeno material que iria para o lixo está transformando vidas. Os projetos “Lacre Amigo” e “Tampinha Amiga” envolvem toda a comunidade de Toledo em um ato de solidariedade para ajudar aqueles que tanto precisam de carinho e apoio.

Desde que foram criados, os projetos arrecadam recursos para aquisição de equipamentos de locomoção para pessoas com dificuldades. Na Casa da Amizade, local coordenado pelas Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), já são 111 cadeiras de rodas, 17 cadeiras de banho, dez pares de muletas e oito andadores.

“Todos esses equipamentos foram arrecadados com os lacres e as tampinhas. Uma ação que a sociedade toledana, a família rotariana e os grupos de serviços de toda a comunidade recolheram”, conta o coordenador da Família Rotária do Distrito 4640 Valdir Eckstein.

Estes equipamentos são emprestados para a comunidade de acordo com a necessidade dos pacientes. O repasse é feito na Associação de Senhoras de Rotarianos através de um cadastro. O local atende de segunda à sexta das 13h30 às 17h30.

Eckstein comenta que este projeto da família rotariana de Toledo recebeu a premiação de Melhor Projeto de Imagem Pública, consagrando a ação como modelo para outros distritos. Ele lembra que o projeto também existe em outras cidades, mas não na proporção que acontece em Toledo.

“O sucesso do projeto é o engajamento de todos os companheiros de Rotary, de todos os Clubes que assimilaram a ideia, de toda a família rotária e do envolvimento da sociedade. A cidade toda abraçou uma causa tão simples, que não tem custo e é um projeto que tem visão no Brasil todo”, cita.

Eckstein lembra ainda que os rotarianos de Toledo também estão solidários com as vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. E foi decido entre os companheiros que na próxima venda dos lacres, uma parte dos recursos será enviada para o distrito 4.760 de Belo Horizonte, que vai destinar para as necessidades do momento.

 

DIVULGAÇÃO

Nos dias 21, 22 e 23 deste mês, Valdir Eckstein vai apresentar os projetos “Lacre Amigo” e “Tampinha Amiga” em Foz do Iguaçu em um encontro de governadores indicados para a gestão 2020 e 2021. Esta reunião vai reunir 35 governadores indicados para debater assuntos e interesses do Rotary Brasil. Eckstein foi convidado pelo coordenador do evento e governador assistente da área IV do Distrito 4640 Edison Pagnozzi.

E no dia 24 vai acontecer a Feira Internacional de Projetos Rotários, em Foz do Iguaçu. Ela tem como objetivo reunir projetos rotários de clubes e distritos do Brasil e de outros países e promover parcerias internacionais de projetos.

“Nessa feira nós estamos levando três projetos, sendo um de Toledo para a aquisição de uma ambulância para o Siate e temos que achar um parceiro internacional para participar”, cita Pagnozzi.

Em Toledo, três projetos globais estão sendo contemplados pela família rotária. O primeiro é uma sala de parto humanizado para o Hospital Bom Jesus pelo Rotary Club de Toledo Integração. Outro é feito em parceria com o Colégio Agrícola Estadual de Toledo para fazer a horta mandala, que é um projeto do Rotaty Club de Toledo Pioneiro. E o terceiro projeto é do Rotary Club de Toledo Lago para a aquisição de um leito para a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus.