Esporte

Técnico e atleta da Sadia compõem seleção de GR nos Jogos Escolares

(Foto: Eliane C. Torres)

A ginástica rítmica inicia nesta quarta-feira, 13, as disputas da modalidade nos Jogos Escolares da Juventude, categoria B, de 12 a 14 anos, de 11 a 22 de setembro, em Curitiba. Comandada pelo professor Jean Milan, da Sadia, a equipe conta a ginasta Antonella Ganuzio Paz, da equipe da Sadia, representando a Fundação Educacional de Toledo na competição. Também fazem parte da equipe Amanda Caroline dos Santos e Gabriella Coradine Castilho, de Londrina, e kauany Zanettin Paes, de Cascavel.

 Natural da Bolívia, Antonela treina há 4 anos em Toledo e participa de competições oficiais do estado e nacionais, representando o clube Sadia. Nos Escolares também representa a Funet, escola onde estuda. A ginasta conquistou a vaga na seleção paranaense ao classificar-se em segundo lugar na etapa estadual realizada em agosto em Cambé.

A categoria juvenil é uma das mais expressivas na modalidade de ginástica rítmica, com a participação de maior número de ginastas. A participação neste ano foi uma das maiores, com 53 atletas no individual e 4 conjuntos, representando escolas de vários municípios do Paraná, o que demonstra também o crescimento da modalidade no estado.

O professor Jean Milan, que atua como técnico e professor de balé na equipe da Sadia, vai participar da competição como técnico da seleção paranaense de ginástica rítmica. Ele espera que as atletas mantenham a tradição dos últimos anos e assegurem a posição de destaque no Paraná na ginástica rítmica, sempre com um lugar no pódio. As disputas começam nesta quarta-feira à tarde e encerram na sexta. Nesta competição, as atletas disputam em apenas dois aparelhos: arco e bola. A equipe do Paraná integra a primeira divisão, que disputa com os estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas e Amazonas.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 27 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Sanepar, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.