Tempo bom garantiu sucesso do 2º Dia Sem Celular no Parque do Povo

0 6

Milhares de pessoas participaram das ações da segunda edição do Dia Sem Celular, promovido pelo Município de Toledo em parceria com o Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS) no último domingo (27) no Parque Luiz Cláudio Hoffmann (Parque do Povo). Apesar de algumas previsões para chuva durante o dia, durante todo o evento o sol e o calor contribuíram para o sucesso das atividades.

Idealizado com o objetivo de atender ao ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, o Dia Sem Celular tinha o propósito de unir as famílias e proporcionar um dia de lazer aos participantes. A proposta é melhorar a saúde mental das pessoas por meio de práticas prazerosas. 

Advogado e Músico, Fabrício Rios, esteve presente com a família e sinalizou positivamente para a organização do evento. “Nossas impressões foram boas, gostamos das atividades oferecidas e da diversidade do evento”, avaliou. Além de elogiar as atrações, Fabrício subiu no palco, junto com outros pais improvisou um show musical e sugeriu a ampliação das atrações artísticas nas próximas edições. “Deveria ter um evento desses todo mês para as famílias”, pontuou Rios. 

O diretor de Estrutura e Base da Secretaria de Esportes, Franz Menegasso, foi o responsável pela Copa Oeste de Arremesso de Celular. Segundo ele, cerca de 40 pessoas participaram do campeonato. “O objetivo era conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte adequado de aparelhos eletrônicos, obsoletos, bem como do uso consciente do celular”, informou Franz. O lance mais longo na competição foi de 65,5 metros. Entre o lixo eletrônico descartado estão modens e aparelhos de telefonia. 

A técnica responsável pela Educação Ambiental do Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE), Cristina Barcaro München, avaliou a segunda edição do Dia Sem Celular como uma oportunidade de unir forças entre as Instituições, sejam elas, públicas ou privadas para o fomento da Educação Ambiental em nosso município. 

Foto: Prefeitura de Toledo

“Eventos como este devem cada vez mais estar na agenda da nossa população e as ações que englobam os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) serem tratadas como metas de um mundo melhor. Nós do NRE nos sentimos honrados de fazer parte dessa história, sentimos orgulho imenso do trabalho realizado pelo curso de Formação de Docente, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), que coordenou uma série de atividades, propiciando momentos de aprendizagem para os estudantes e para a população presente no parque. Todos os parceiros foram fundamentais para atingirmos os objetivos do evento. Cada dia mais buscamos nos envolver nas atividades desenvolvidas pelo Município e pelo Núcleo ODS, no que tange a Educação Ambiental e as metas sustentáveis”, avalia Cristina.

Parceiros – Além das diversas secretarias da Prefeitura de Toledo, participam do Núcleo ODS e estiveram envolvidas na atividade: Núcleo Regional de Educação (NRE), Prati-Donaduzzi, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Sicredi, Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premem), MA Máquinas Toledo – John Deere, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Igreja Evangélica Livre de Toledo, Curso de Enfermagem da Unipar, Grupo de Capoeira Abadá, entre outros parceiros.  

Da Agência Brasil

Deixe um comentário