Toledo

Toledana é eleita presidente da maior casa de letras do Paraná

Pelos próximos dois anos, Toledo será sede da Alca (Foto: Divulgação)

A pioneira, nascida em Toledo, Lucrecia Welter Ribeiro foi eleita presidente da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná (Alca), instituição que congrega mais de 700 acadêmicos e é considerada como maior casa de letras do Estado. A nomeação é importante e de grande orgulho para o município que a partir de agora será sede da Alca pelos próximos dois anos de mandato. A eleição e a sessão solene de posse foram realizadas no XIII Encontro Estadual das Academias de Letras, durante à 5ª Festa Literária Internacional de Maringá, no mês de novembro de 2018. Vale lembrar que Lucrecia é também presidente da Academia de Letras de Toledo, coordenadora do Grêmio Haicai Sakura e delegada da União Brasileira de Trovadores (UBT).

De acordo com Lucrecia, Toledo sediará o XV Encontro Estadual das Academias de Letras, Ciências e Artes em 2020, esse é mais um marco importante para a cultura local. “Estima-se receber em torno de 80 acadêmicos representantes de aproximadamente 20 entidades literárias, além de autoridades e colaboradores”, aponta.

 

PARCERIA

Representando a ALT e Alca, a presidente já solicitou audiência com o prefeito Lucio de Marchi e a secretária da Cultura e Educação Edna Amaral, e da Comunicação Suzi Soprani, com o principal objetivo de convidar o município a ser parceiro na organização desse evento estadual. “Serão desenvolvidas atividades culturais e artísticas, palestras e debates sobre literatura e afins”, salienta.

Lucrecia diz que, como ser individual e também como ser social, está ciente do que representa a investidura na presidência da Alca. “Sinto forte o desejo de responder positivamente pelo dever de bem conduzir os trabalhos, sob o olhar do pai criador, sem esquecer que a Alca somos nós e que a casa é da sociedade paranaense”, finaliza.