Esporte

Toledano conquista primeiro lugar em Festival Paranaense de Xadrez

Com a primeira colocação, Jesse garante vaga no Brasileiro (Foto: Graciela Souza)

A Associação de Xadrez de Ponta Grossa (AXPG) com a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) realizaram entre os dias 9 e 11 de março, o Festival Paranaense de Xadrez – Menores e Sub 20, em Ponta Grossa. O toledano Jesse Emanuel Lorensetti obteve a primeira colocação.

De acordo com a organização do evento, 255 enxadristas de 30 delegações participaram do campeonato. Elas representaram as cidades de: Arapongas, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Douradina, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ibiporã, Iretama, Japura, Laranjeiras do Sul, Londrina, Manoel Ribas, Perobal, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Ribeirão do Pinhal, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Toledo e Virmond.

Conforme o jogador, a competição foi difícil. “Tiveram partidas em que o resultado estava desfavorável, porém consegui revertê-lo. Durante o torneio, o meu colega de equipe estava com pontuação maior que a minha, no entanto, consegui superá-lo”.

Lorensetti explica que na fase final ficou com a mesma quantia de pontos que o seu colega de Toledo, entretanto, no Confronto Direto, ele havia o vencido e, por isso, conquistou o primeiro lugar. “De maneira geral, o xadrez tem sido destaque em competições, as quais têm a participação de toledanos”, afirma ao agradecer o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo.

 

COMPETIÇÃO

O Festival teve como objetivo de promover a prática do xadrez no Paraná; reunir a comunidade enxadrística do estado e apontar os campeões paranaenses nas categorias sub 8,10,12,14,16,18 e 20 absoluto e feminino.

A competição foi disputada no sistema suíço ou schüring em seis rodadas. O tempo de reflexão foi de 60 minutos, mais 30 segundos em relógios digitais ou 90 minutos K.O em relógios analógicos. O torneio foi regido pelas regras da FIDE.

 

COMPETIÇÃO

No dia 24 de março acontece o 1º Aberto de Xadrez de Toledo. Haverá premiação por categorias: sub 8,10,12,14,16,18 e aberto. A competição é realizada nos naipes absoluto e feminino. O Aberto acontece na Universidade Paranaense (Unipar), localizada na rua Santos Dumont. As inscrições estão abertas. Até o dia 22, o investimento é de R$ 15. No dia do evento, R$ 20. Elas podem ser realizadas neste link. Outras informações com Jesse, pelo número (0xx45) 99910-3682.