Esporte

Toledo Futsal perde em casa e está fora da final da Bronze

Vinícius Moraes

Festa dos jogadores e comissão técnica com a torcida que veio em bom número de Salto do Lontra

Festa dos jogadores e comissão técnica com a torcida que veio em bom número de Salto do Lontra

A noite era pra ser de festa, time completo com a volta de três jogadores importantes, torcida no ginásio – a única ausência era do treinador Marcelo Moresco, que havia sido expulso no primeiro jogo, por isso, estava suspenso e teve que ver o jogo da arquibancada.  Até então nenhum problema. A equipe vinha bem, estava bem treinada e pronta para conseguir a vaga na grande final do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Bronze. Só que do outro lado estava Salto do Lontra, uma equipe muito aplicada e também muito bem preparada. Aliás, a única que havia vencido o ADM Engenharia Toledo Futsal dentro do Alcides Pan.

O jogo começou morno, com as equipes se estudando bastante e com poucos lances reais de perigo. E assim seguiu praticamente todo o primeiro tempo, até que faltando 2min40seg para o fim, Guilherme tentou passar no meio de dois marcadores do Salto, e foi derrubado. O juiz marcou a falta, que gerou muita reclamação dos visitantes. James se apresentou para a cobrança, e num tiro forte e certeiro, colocou a bola no ângulo e abriu o marcador para o Porco. Um golaço, e muita festa da torcida. Assim terminou a primeira etapa.

 

SEGUNDO TEMPO

As equipes voltaram para a segunda etapa mais elétricas, e logo no início com 2min17seg de jogo, o Salto do Lontra fez boa jogada e empatou a partida com gol de Jardel. Mas, o Porco não sentiu o golpe e três minutos depois, o artilheiro Sineu deixou o Toledo mais uma vez na frente. E o próprio Sineu dois minutos depois fez o terceiro do Porco e quase chega às lagrimas na comemoração. Festa da torcida na arquibancada.

E o jogo era bom no segundo tempo e muito movimentado, principalmente porque o Salto mesmo sofrendo dois gols seguidos, não baixou a guarda e foi pra cima. De tanto insistir, o jogador Leite diminuiu, faltando 7min53seg. Os visitantes queriam mais, e continuaram pressionando até chegarem ao empate, que veio com gol de Juninho faltando cinco minutos para o fim. O resultado (3 A 3 no tempo normal) levava a partida para a prorrogação, e se permanecesse o empate, a vaga era do Porco.

 

PRORROGAÇÃO

O primeiro tempo da prorrogação foi parecido com o primeiro tempo normal, morno, salvo uma grande defesa de Douglas quando faltava 1min10seg para o fim.

No segundo tempo, logo aos 20 segundos de jogo, Salto do Lontra fez 1 a 0 com Juninho e colocava uma mão na vaga.

Pressão do Toledo, James virou goleiro linha e a tática funcionou. Faltando 2min30seg para o término, o atacante Sineu, em noite inspirada, fez o gol de empate (terceiro dele na partida) que devolvia a vaga para o Porco. Mas, a alegria dos jogadores, comissão técnica e da torcida durou pouco, 15 segundos na verdade, na sequência os visitantes – também com goleiro linha -, marcaram o segundo gol com Pretinho. No desespero, foi a vez do Toledo voltar com o goleiro linha, mas dessa vez o empate não veio, e faltando 11 segundos para o fim, Pretinho marcou mais um e consolidou a vitória e a classificação do Salto do Lontra para a final do Paranaense. Placar final 6 a 4, sendo 3 a 3 no tempo normal e 3 a 1 na prorrogação.

 

CONSIDERAÇÕES

“Primeiramente eu atribuo esta vitória a todos que estão envolvidos, direção, comissão, jogadores e torcida. Foi feito um projeto para chegarmos na Série Prata e também na final. Encontramos uma grande equipe nesta semifinal, que também merecia estar na final, mas assim é o esporte, assim é o futsal. Parabéns ao Toledo pela bela campanha, e agora é comemorar essa classificação e em seguida continuar trabalhando forte para conquistar o título” Pretinho, autor dos dois últimos gols do Salto do Lontra.

“Jogo decisivo são resolvidos nos detalhes, e em dois detalhes no tempo normal e outros dois na prorrogação, acabou definindo o jogo para o lado deles. Claro que também a minha ausência do banco limita muito o dirigir da equipe, e eu assumo por isso boa parte, senão toda a responsabilidade, e poderia estar aqui dentro e poderia ser diferente, mas isso a gente não tem como saber. Então a responsabilidade agora tem que ser transferida pra mim, eles jogaram demais, jogaram muito. E como eu disse, jogo decisivo é assim, até o último segundo. Caímos mais caímos de pé. E temos que parabenizar o torcedor que veio nos prestigiar em todos os jogos aqui, nos incentivou até o final, acreditou até o último instante, infelizmente a final não veio, mas fica como lição pra gente. Agora é dar sequencia no projeto ano que vem na Série Prata”, Marcelo Moresco, técnico do ADM Engenharia Toledo Futsal.

“O nosso sentimento é de missão cumprida! O ADM Engenharia Toledo Futsal ficou entre os quatro melhores da Bronze. Vaga da Prata garantida em 2015.

Infelizmente a vaga para a final não veio para a coroar o trabalho deste ano. A todos os atletas e comissão técnica o nosso muito obrigado de todos da diretoria. Obrigado também a Secretaria de Esportes e Prefeitura de Toledo.

Obrigado a todas as empresas que apoiaram e patrocinaram o nosso time, dando credibilidade ao trabalho. Obrigado a todos da imprensa que divulgaram e acompanharam todo o trabalho deste ano. Por último quero agradecer carinhosamente todos os torcedores que apoiaram nosso time desde o inicio do ano, é para vocês que, de forma voluntária, trabalhamos para colocar o Futsal de Toledo no lugar que merece, e com certeza, juntos estaremos lá. A Prata de 2015 já começou para nós, em breve muitas novidades boas. Nesta quinta-feira (4), as 19h, no ginásio Alcides Pan, daremos uma coletiva, passando o balanço deste ano e os planos para 2015”.

Jairo Cerbarro, presidente do ADM Engenharia Toledo Futsal.

Vinícius Moraes

Sineu foi o destaque do Porco na partida com três gols. Ele foi também o terceiro maior goleador da competição com 33 gols

Sineu foi o destaque do Porco na partida com três gols. Ele foi também o terceiro maior goleador da competição com 33 gols