Toledo

Toledo tem 78% da área de plantio do milho semeada

(Foto: Franciele Mota)

Com praticamente 88% da safra 2018/2019 da soja colhida, muitos produtores da região já iniciaram o plantio do milho safrinha. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), a regional de Toledo tem praticamente 78% da área destinada a cultura do milho semeada.

Destes, 38% estão em fase de germinação e 62% em desenvolvimento vegetativo. Com números preocupantes da safra de soja, os produtores esperam condições climáticas adequadas daqui para a frente para o bom desenvolvimento da cultura do milho. “Como a safra da soja adiantou, o produtor já semeou o milho segunda safra, e alguns estão entrando com o trigo”, conta o técnico do Seab Paulo Oliva.

A regional de Toledo tem uma previsão de 442.985 hectares de milho, quase 4% a mais em relação a projeção do mesmo período do ano passado, quando a área da cultura do grão foi de 428.325 hectares.

A produção também teve um acréscimo em relação a 2018. No ano passado, a produção do milho safrinha foi de 2.265.512 toneladas. Para este ano a projeção do Seab é de 2.657.910 toneladas. Oliva explica que a safra do ano passado sofreu com problemas relacionados a estiagem reduzindo a produtividade do milho.

 

TEMPO

De olho no céu, o produtor no campo espera que as condições climáticas neste ano sejam melhores do que foi em 2018. Apesar do milho ser mais resistente que a soja, ele precisa de umidade em praticamente todo o ciclo de cultivo. Oliva enfatiza que para isso, as chuvas precisam ser mais regulares. “Estamos tendo um problema porque as chuvas estão ocorrendo como pancadas de verão, rápidas e não estão atingindo toda a região, o que preocupa os produtores”, complementa.

De acordo com o Seab o início da colheita do milho safrinha normalmente ocorre no final de junho. Mas neste ano alguns produtores entrarão nessa fase mais cedo. “Em algumas regiões a colheita do milho também vai se antecipar e alguns produtores, dependendo da época ainda vão entrar com o plantio do trigo”.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo continua firme em Toledo até a próxima segunda-feira (11), com temperaturas máximas que podem chegar até 34 graus e mínima não cai além dos 19 graus. Na próxima terça-feira (12), o tempo muda e pode chover na região, um alívio para os produtores.