Toledo

Unimed conclui segunda turma do Programa de Atenção ao Tabagista

Dinâmica prevê a realização de diversas palestras (Foto: Divulgação)

Depois de 70 anos sob a dependência da nicotina, o senhor Beno Jose Holzbach – hoje com 85 anos – tem orgulho de dizer que está há cerca de dois meses longe do cigarro e que sentiu sua saúde melhorar ao adotar novos hábitos. Ele integrou a turma do Programa de Atenção ao Tabagista, oferecido pela Unimed Costa Oeste aos beneficiários que querem parar de fumar.

O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, esclarecendo aos participantes os riscos que o cigarro pode causar à saúde e apresentando os benefícios que poderão ser alcançados após cessarem o tabagismo. “Em horas, já normaliza a pressão arterial e, conforme passa o tempo, diminui-se o risco de infarto, a capacidade respiratória melhora, há ganhos de paladar e olfato, inúmeros são os benefícios aos pacientes. Por isso, sempre reforçamos que nunca é tarde para parar de fumar!”, destaca o clínico geral Alexandre Ribeiro Fortes.

 

ETAPAS

A dinâmica do programa – com duração de quatro meses - consiste na participação das etapas: palestra educativa de abertura com o médico do programa; avaliação médica individualizada; terapia medicamentosa; acompanhamento psicológico individual e em grupo; avaliação nutricional e orientações da equipe multidisciplinar de Atenção à Saúde. “Cada paciente é único. Por meio dessas avaliações com diferentes profissionais é que identificamos a necessidade de um suporte psicológico ou até mesmo da terapia medicamentosa”, complementa Dr. Alexandre.

Já o acompanhamento individual e em grupo trabalha com os aspectos emocionais do paciente, encorajando-os a vencer os obstáculos para permanecer sem fumar, provocando uma mudança de comportamento em busca da melhoria da qualidade de vida. “É gratificante ouvir os relatos nesse final de programa de quem conseguiu parar de fumar ou, ao menos, diminuiu o consumo do cigarro. Além disso, pessoas que já participaram em outras oportunidades do programa e venceram esse desafio servem de apoio para os demais, há uma ajuda mútua”, explicam as psicólogas Rafaela Pastore e Silvana Roman Camargo de Carvalho.

 

ADESÃO

O programa está disponível a todos os beneficiários da Unimed Costa Oeste que tenham o desejo de cessar o tabagismo. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site, na sessão Atenção à Saúde, preenchendo o formulário do programa.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx45) 3277-8000.