Toledo

Unioeste é sede de debate sobre Reforma Agrária

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Campus Toledo promove a 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. O evento será realizado nesta quarta-feira (16), no mini auditório da unidade. A atividade faz parte do programa de Jornada Universitária aplicado por cerca de 60 instituições de ensino público e privado do país, criado no ano de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com uma das professoras responsáveis pelo evento Marize Rauber Engelbrech, o principal objetivo da ação é informar a população de Toledo sobre o uso de agrotóxicos na agricultura da região. “A escolha do tema foi feita pelos alunos do curso de Serviço Social, que gostariam de estudar mais sobre isso, já que a média de consumo de agrotóxico dos brasileiros é de quatro litros, sendo que em Toledo o número chega a 15 litros por pessoa, muito maior que a média nacional”, destaca.

Durante todo o dia serão debatidos diversos temas sobre a Reforma Agrária. A atividade começa às 8h com uma mesa redonda intitulada ‘Os impactos dos usos de agrotóxicos na saúde: a importância da produção agroecológica’. Em seguida, às 9h25 o debate será acerca da ‘Luta de terras e os direitos sociais’. Para encerrar o evento, a partir das 14h serão realizadas sessões de vídeos e debates que seguem até as 17h.

As inscrições podem ser realizadas na hora do evento. Vale lembrar que a entrada é gratuita. Aos estudantes interessados, é importante ressaltar que haverá emissão de declaração de horas acadêmicas para os participantes.