Região

Unioeste Foz inaugura Clinica Escola de Psicologia

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inaugura nesta quinta-feira (21), às 19h30, no prédio da biblioteca da universidade, a Clínica Escola de Psicologia. O espaço foi montado por meio do programa Ser Mais Unioeste e irá atender uma grande e antiga demanda da comunidade acadêmica do campus.

A clínica ficará sob a coordenação da psicóloga do campus Lígia Radis Steinmetz. Os atendimentos serão conduzidos pelos alunos da pós-graduação em Intervenção Breve em Psicologia, como carga horária para cumprimento de práticas curriculares do curso, num total de cem horas. A estrutura da clínica conta com três consultórios para atendimentos, e uma sala onde estará instalada a Assessoria Pedagógica do campus, com o objetivo de atuar em conjunto com os profissionais.

O atendimento será gratuito. Para participar do programa, os interessados devem enviar e-mail para [email protected] , solicitando vaga e preencher um formulário que será enviado pela secretaria da clínica.

 

Assistência estudantil

O diretor-geral da Unioeste - Foz do Iguaçu, Fernando José Martins explica que, embora a universidade já tivesse um programa de atendimento psicológico, ele era desenvolvido exclusivamente pela única psicóloga do campus. “Assim, a demanda sempre foi muito maior do que nossa capacidade de atendimento. Com esses profissionais poderemos atuar em aspectos além do atendimento psicológico, atendendo outras carências no processo pedagógico e criando um princípio de uma política de assistência estudantil ”, prevê Martins.

Parcerias - Nesse primeiro momento, o serviço é voltado apenas a servidores (professores, agentes universitários) estagiários e alunos da universidade. Entretanto, a coordenação do programa estuda parcerias com órgãos da região para ampliar a ação para a comunidade que não possui vínculo com a Unioeste.

 “O objetivo é que já na próxima turma a comunidade em geral possa ser contemplada. A clínica escola pode ser uma ferramenta muito importante para desafogar a demanda na rede pública de saúde”, ressalta o diretor-geral.

A Clínica Escola de Psicologia da Unioeste Foz do Iguaçu fica no prédio da biblioteca do campus, na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, número 1300, Bairro Polo Universitário. O horário de atendimento é das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.