Região

Unioeste/HUOP realizam amanhã evento sobre obesidade

O Grupo de Atenção à Obesidade (GAO) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, representantes da prefeitura de Cascavel, da 10ª Regional de Saúde, além de profissionais da área de saúde pública de macrorregião participam nesta quinta-feira (15), às 8h, no Campus de Cascavel da Instituição, do 6º Encontro da Atenção à Obesidade, doença que atinge patamares nunca antes vistos no País e no Mundo.

Com o tema central ‘Mais Saúde – Todos juntos contra a Obesidade”, o evento terá participação de 22 municípios da macrorregião. O debate será aberto com palestra “Visão do Ministério da Saúde”, pela nutricionista Isabel Cristina Moutinho Diefenthaler, da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do ministério. O evento é organizado pela GAO e a partir da edição deste ano integra calendário do município, ou seja, um evento oficial de Cascavel.

Além da fala de Cristina, os participantes também vão conhecer experiências inovadoras e de êxito, realizadas em municípios, como a “Mudando Hábitos”, de Pomerode, em Santa Catarina, e Medida Certa, de Anahy, ambas apresentadas por Aline Beatris Pruner e Geliandro Fidelis Ribeiro e Andréia Meurer, respectivamente. Também devem estar presentes o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o secretário municipal de Saúde, Rubens Griep, e representantes da Secretaria do Esporte e Turismo.

O coordenador do evento Allan Cezar Faria Araújo elucida que o objetivo maior é conscientizar os profissionais sobre ações preventivas, bem como mostrar formas e ações assertivas realizadas no Brasil. “Em 2016, no primeiro ‘Mais Saúde – Todos juntos contra a Obesidade’, tínhamos aproximadamente quatro parceiros, agora temos mais de 40. Temos que lembrar que a prevenção é o melhor caminho para a luta contra a obesidade”, diz ele, que é, coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), unidade que também é diretor pedagógico.

Também estarão presentes profissionais do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste, da 10ª Regional de Saúde - Cresems PR, de prefeituras de toda a região.