Toledo

UTFPR visa ampliar estrutura e negocia terreno no Biopark

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) quer ampliar o campus de Toledo.O reitor Luiz Alberto Pilatti visitou a cidade para verificar o processo de tramitação em relação a um espaço no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark) e a doação de um terreno pela prefeitura.

“Estamos negociando uma área no Biopark e viemos verificar como está o andamento do processo”, destacou Pilatti. “Temos a necessidade de ampliação, por isso, estudamos o melhor local para iniciarmos as obras e darmos continuidade aos projetos”.

Conforme Pilatti, o campus de Toledo é um dos menores da instituição. Ele relatou que o espaço é inferior a 60 mil metros quadrados e a ampliação se faz necessária para que no futuro a UTFPR continue em desenvolvimento. “A universidade está em ciclo permanente de extensão. Para o bloco de grande porte precisamos de mais terreno, contudo, para obras menores que chegam a R$ 1,5 milhão estamos trabalhando com mais frequência”.

 

DOAÇÃO

A UTFPR solicitou ao município a doação de mais espaço junto ao campus para algumas obras de ampliação. O diretor do Departamento de PatrimônioNorisvaldo de Souza antecipou que ao lado da área de localização do campus está sendo um novo loteamento.

“Nesse local, contamos com 29 mil metros quadrados de área institucional. Um decreto viabiliza mais 18 mil metros quadrados para complementar o total de 47 mil metros quadrados solicitados pela instituição. Estamos aguardando as tratativas do loteamento para darmos continuidade ao processo”, explicou Souza ao esclarecer que a doação do espaço precisa ser aprovada via projeto de lei pela Câmara Municipal.